Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Se conhecer Eu gostei muito do projeto. Com ele aprendi bastante coisas sobre eu, minha família, a escola e o lugar onde vivemos.
Luiz Augusto Anselmini Zabot | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como foi a entrevista com sua família? O que mais chamou atenção?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa realizou-se através de uma entrevista com os pais.

Objetivos

Adquirir noções fundamentais sobre sua individualidade, dos amigos e familiares.

Comunidade de Aprendizagem

alunos, pais, comunidade escolar

Articulação com o currículo

Entrevista com os pais sobre si próprio, lugar onde vive, cultura da família, valores com quem vivem, cultiva na propriedade (produtos, animais). Confecção da identidade e CPF; Compartilhar com os colegas o registro de nascimento, 1º documento pessoal. Desenhar seu corpo e escrever as principais partes do corpo; Recortes de diferentes tipos de famílias; Recortes de diferentes tipos de casas. Roda de conversa para expor cada conhecimento que os alunos tem. Árvore da família; Palavras cruzadas sobre família; Hábitos de higiene, atividades e colorir. Pesagem dos alunos mensalmente, medindo: peso, altura e número de calçado; Roda de conversa: Como cada um pode contribuir na família; Ler e escrever os direitos e deveres do aluno na escola; Desenhar e colorir sua família; Música: a família Confeccionar com peças, sua casa para expor no projeto; Estimular para o consumo de produtos naturais, frutas e verduras; Brincadeiras como: correr e pular, jogar bola, estátua, andar com um pé só; Usar


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Jubaré

Diretor
Lorena Teresinha Miotto

Turma
1º ano

Número de alunos
8

Educadores
Sônia Maria Miotto Feranti

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU-Assessor Jean Zimerman
Foi de muito aprendizado, principalmente durante as aulas com a troca de idéias entre eles, cada aluno podia expor suas idéias, sentimentos sobre si próprio e sua família. Com a entrevista da família, envolvendo as famílias de maneira que vivenciassem o aprendizado dos filhos. Transferir conhecimento foi bom, trabalhar sobre si, família, escola é uma forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar no meio em que vivem e na coletividade.
Sônia Maria Miotto Feranti | Professor(a)