Brincar e aprender
“ Depoimento aluno (s): Igor
Eu aprendi várias coisas brincando e se divertindo com os teatros, poesias, fazendo passeios, isso é muito legal aprendemos a trabalhar as medidas os números, fizemos varias experiências com plantas, diferenciamos clima do tempo.
Igor | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Por que você brinca? O que é brincar para você? Qual sua brincadeira favorita? Você constrói seu próprio brinquedo?
Expedição Investigativa
Em um primeiro momento foi realizado um questionamento em sala de aula e percebeu-se o interesse dos alunos por brincar.
No segundo momento assistimos ao filme: Narnia, o leão, a feiticeira e o guarda-roupas. Em um terceiro momento se realizou o passeio até a praça do Imigrante de nossa cidade e os alunos desfrutaram dos brinquedos. No quarto momento realizou-se a colheita dos dados, através da construção do mapa e um relato oral.
Objetivos
Desenvolver atividades lúdicas possibilitando ao aluno a compreensão que é possível brincar e apreender com responsabilidade.
Comunidade de Aprendizagem
família Saviano
comunidade escolar
Articulação com o currículo
Inglês (identificação das palavras)
Português (Produção textual: Texto informativo (4º ano; História em Quadrinhos (5º));
- Ed. Física
Ciências: Primeiros socorros
Geografia (mapa, maquete e planta: escala e legenda)
Artes - Ivan Cruz: Obra de Arte
História: Conhecer as brincadeiras antigas...
Artes: pintura, cores e formas?
Matemática: Metro, trena, régua, esquadro, transferidor.
Artes- ler o livro “O Negrinho do Pastoreio”
Português: Obras Literárias: “O Fantástico Mistério de Feirinha” e “Dois corações e quatro segredos uma farsa poética”;
- Teatro: Livro “Porque somos de cores diferentes?
Ed. física: pesquisar sobre o jogo do spiribool