Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincar e aprender Depoimento aluno (s): Igor

Eu aprendi várias coisas brincando e se divertindo com os teatros, poesias, fazendo passeios, isso é muito legal aprendemos a trabalhar as medidas os números, fizemos varias experiências com plantas, diferenciamos clima do tempo.
Igor | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Por que você brinca? O que é brincar para você? Qual sua brincadeira favorita? Você constrói seu próprio brinquedo?

Expedição Investigativa

Em um primeiro momento foi realizado um questionamento em sala de aula e percebeu-se o interesse dos alunos por brincar.
No segundo momento assistimos ao filme: Narnia, o leão, a feiticeira e o guarda-roupas. Em um terceiro momento se realizou o passeio até a praça do Imigrante de nossa cidade e os alunos desfrutaram dos brinquedos. No quarto momento realizou-se a colheita dos dados, através da construção do mapa e um relato oral.

Objetivos

Desenvolver atividades lúdicas possibilitando ao aluno a compreensão que é possível brincar e apreender com responsabilidade.

Comunidade de Aprendizagem

família Saviano
comunidade escolar

Articulação com o currículo

Inglês (identificação das palavras)
Português (Produção textual: Texto informativo (4º ano; História em Quadrinhos (5º));
- Ed. Física
Ciências: Primeiros socorros
Geografia (mapa, maquete e planta: escala e legenda)
Artes - Ivan Cruz: Obra de Arte
História: Conhecer as brincadeiras antigas...
Artes: pintura, cores e formas?
Matemática: Metro, trena, régua, esquadro, transferidor.
Artes- ler o livro “O Negrinho do Pastoreio”
Português: Obras Literárias: “O Fantástico Mistério de Feirinha” e “Dois corações e quatro segredos uma farsa poética”;
- Teatro: Livro “Porque somos de cores diferentes?
Ed. física: pesquisar sobre o jogo do spiribool


Ficha Técnica
Escola
Escola municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva

Turma
4º e 5º anos

Número de alunos
10

Educadores
Ariano dos Santos Cezar
Kaira Grasiane Zigler Martins
Marinez de Araujo Falcão de Oliveira
Liciani Langner Oliveira
Janete Andara Medeiros Scherer
Irledi Sanders Conceição

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
pais e professores

As aulas tornam-se mais prazerosas, pois nesta fase os alunos ainda estão na fase da imaginação, no faz de conta e o que mais gostam é o brincar. Ver a satisfação dos alunos achando que estão só brincando, mas que ao mesmo tempo para realizar as atividades necessitam de pensar, raciocinar, montar estratégias, traçar ideias, precisam de ajuda, desenvolvem a leitura e a aprimorando vocabulário, efetuando cálculos e atingindo os objetivos propostos.