Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

Eu não quero ser monstrinho. “É muito feio uma criança que não obedece, teima com a professora e com a mãe e o pai. Eu não sou e nunca vou ser um monstrinho, quero ser a princesa linda.”

“Devemos sempre respeitar a profe, pai, mãe, diretor, todas as pessoas. Não dizer nomes feios, ser uma criança bonita.”
Manoela M. Klein, Davi Freitas | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que é um monstrinho? E ele vai à escola?

Expedição Investigativa

Contar a história “O dia em que o monstro veio à escola”.
Os alunos foram questionados o porque viam para a escola, o que eles queriam fazer/aprender, e se monstro vai à escola. Após, foi contada a história “O dia em que o monstro veio à escola”, utilizando fantoches. Foi realizada a roda de conversa referente a história e falado sobre o comportamento deles, como se comportam em casa, como deve ser o comportamento na escola, na sala de aula, se eles são uns monstrinhos...? A partir daí foi confeccionado o cartaz do comportamento: o que pode fazer e o que não pode fazer, os alunos elencando as regras, o qual foi assinado por eles. Na sequência foi feito um desenho sobre a história.

Objetivos

Levar o aluno a entender a importância da disciplina e bons comportamentos na sala de aula.

Comunidade de Aprendizagem

COMUNIDADE ESCOLAR

Articulação com o currículo

Valores
Vogais
Números
Cores
Jogos
Eu
Escola
Motricidade ampla e fina
Brincadeiras
Cantigas
Eu/ identidade
Família
Nome
Vogais
Valores
Brincadeiras
Cantigas


Ficha Técnica
Escola
Extensão da EMEF. José Loureiro da Silva

Turma
Pré-escolar A e B

Número de alunos
12

Educadores
Maylin Wegner do Amaral

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Comunidade escolar

“O projeto: Não quero ser monstrinho, foi de grande valia para a mudança de comportamento e atitudes de alguns alunos que durante os primeiros meses do ano letivo não se importavam com regras, combinados, achavam que podiam fazer tudo o que queriam e a hora que queriam. Foi trabalhado com várias histórias sobre valores, confecção de regras, a árvore da obediência, caixa dos sentimentos, para a partir dessas atividades o aluno ir desenvolvendo mudanças no seu comportamento, analisando suas atitudes. Sempre que algum fazia algo de errado os demais falam: olha o monstrinho !. Os alunos sabem o que pode e não pode fazer, mas sempre tem que estar relembrando eles para terem um bom comportamento.”