Eu não quero ser monstrinho.
“ “É muito feio uma criança que não obedece, teima com a professora e com a mãe e o pai. Eu não sou e nunca vou ser um monstrinho, quero ser a princesa linda.”
“Devemos sempre respeitar a profe, pai, mãe, diretor, todas as pessoas. Não dizer nomes feios, ser uma criança bonita.”
Manoela M. Klein, Davi Freitas | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que é um monstrinho? E ele vai à escola?
Expedição Investigativa
Contar a história “O dia em que o monstro veio à escola”.
Os alunos foram questionados o porque viam para a escola, o que eles queriam fazer/aprender, e se monstro vai à escola. Após, foi contada a história “O dia em que o monstro veio à escola”, utilizando fantoches. Foi realizada a roda de conversa referente a história e falado sobre o comportamento deles, como se comportam em casa, como deve ser o comportamento na escola, na sala de aula, se eles são uns monstrinhos...? A partir daí foi confeccionado o cartaz do comportamento: o que pode fazer e o que não pode fazer, os alunos elencando as regras, o qual foi assinado por eles. Na sequência foi feito um desenho sobre a história.
Objetivos
Levar o aluno a entender a importância da disciplina e bons comportamentos na sala de aula.
Comunidade de Aprendizagem
COMUNIDADE ESCOLAR
Articulação com o currículo
Valores
Vogais
Números
Cores
Jogos
Eu
Escola
Motricidade ampla e fina
Brincadeiras
Cantigas
Eu/ identidade
Família
Nome
Vogais
Valores
Brincadeiras
Cantigas