Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

UMA HISTÓRIA PUXA A OUTRA Eu gosto de ouvir histórias, é bom.
Alunos da turma | aluno(a)
A leitura de histórias para trás muitos benefícios para elas. Percebo isso claramente em minha filha. Ela gosta muito de relatar os contos que a professora lê para os alunos, quando chega da escola. Assim, ajuda a criança a desenvolver seu raciocínio, criando um vínculo de amizade entre todos que estão envolvido nessa hora da leitura. E nós pais devemos também ter hábito de contar história em casa, com isso a leitura vai ficando um momento prazerosa para nossos filhos”.
Luciane Lapzzini Manfio | responsável
Pergunta Exploratória

QUAIS SÃO AS HISTÓRIAS QUE MAIS GOSTO?

Expedição Investigativa

A EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA DO PROJETO OCORREU ATRÁVES DE UM PASSEIO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO BENTO GONLÇALVES DE DOIS IRMÃOS DAS MISSÕES, OS ALUNOS FORAM DE ONIBUS ATÉ A ESCOLA ONDE OUVIRAM A HISTÓRIA O MAR DE HISTÓRIAS CONTADAS PELA PROFESSORA DJEINE DE LIMA. NUM SEGUNDO MOMENTO AS CRIANÇAS OUVIRAM UMA HISTÓRIA CONTADA PELA FADINHA EMILY. NUM TERCEIRO MOMENTO FORAM CONTADAS HISTÓRIA PELA PROFESSORA MARQUITE.
APÓS A VISITA FOI CONTRUIDA UMA MAQUETE DA EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA COM O INTUITO DE RECONSTRUIR O CAMINHO DO PASSEIO E RETOMAR AS ATIVIDADES REALIZADAS.

Objetivos

PROPORCIONAR MOMENTOS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADAS, A FIM DE DESENVOLVER AS HABILIDADES PSICOMOTORAS E COGNITIVAS.

Comunidade de Aprendizagem

DJEINE DE LIMA. FADINHA EMILY. PROFESSORA MARQUITE DE LIMA. FATIMA BRAGA

Articulação com o currículo

Tamanho: Maior – menor, pequeno, médio, grande
Contagem dos números
Vocabulário linguagem oral e escrita
Números 1, 2, 3
Coordenação motora
Desenho e pintura
Paladar
Temperatura: quente – frio
- Psicomotricidade
- Vocabulário linguagem oral e escrita
- Desenho e pintura
- respeito as diferenças
- posição em cima, abaixo, ao lado, a frente, a trás, dentro e fora.
- noção de fila.
Cantar; Alimentação saudável ;
Educação Fiscal
Compreensão de discursos orais e interpretação verbal;
Consciência Fonológica;
Competência Cultural Artística.
(Desenvolvimento da capacidade de expressão e comunicação- produção e criação
- números 1 a 7
- meio ambiente
- Estações do ano
números 8 a 10
- apresentação do alfabeto
- atividades de coordenação motora fina e ampla,


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INTFANTIL MERCILDA LUTZ BORELLA

Turma
PRÉ-ESCOLAR A – TARDE

Número de alunos
26

Educadores
LUCIANE PEREIRA DEMARCHI DA SILVA,
JAINE BRAGA DA SILVA

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Fatima Braga; Professores e Funcionárias da Escola Especial APAE

Trabalhar com projetos colaborativos proporcionou uma nova experiência, tendo em vista, que pude perceber que quando o interesse do aluno é levado em conta a aprendizagem torna-se rica e prazerosa. Talvez a oportunidade que estamos tendo desde o ano passado, com o passar dos tempos torne-se rotineira, hoje percebo, que ainda estamos pouco apegados ao fato que precisamos descrever e publicar nossas ações diárias. Fizemos maravilhas em nossas salas de aulas, mas estas ficam restritas a nosso diário e caderneta de chamada”.