Classificação: Ciências da natureza.
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Estudo dos movimentos / Forças e Movimento Este projeto com o tema Forças e Movimento nos proporcionou a oportunidade de aprofundarmos mais nosso conhecimento no estudo da FÍSICA. Foi um pouco trabalhoso, mas trabalhando com cooperação e em equipe conseguimos finalizar os projetos e conscientizar outros alunos e todos os visitantes de como a Física está presente no nosso dia a dia.
Carla Vedana | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como a física está presente no nosso dia a dia?

Expedição Investigativa

Foi realizado uma atividade de alongamento com o professor de Educação Física no ginásio e um vídeo sobre a FÍSICA e os movimentos na aula de FÍSICA. O que concretizou a escolha do tema foi realmente o envolvimento e o interesse da turma como um todo com o mesmo. Organizou-se com a turma após confecção do painel ESTUDO DOS MOVIMENTOS, uma roda de conversa e instigando a participação dos alunos dando suas opiniões sobre o Projeto. Depois, a turma foi desafiada a elaborar um Projeto para ser pesquisado e que teria a oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto foi necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso recursos diversos despertando nos alunos, o desejo de estudar tal temática. Etc...

Objetivos

: Compreender a Física e a Educação Física, suas aplicações, além de ajudar aos seres humanos a descobrir outras formas de desenvolver suas atividades com uma redução do esforço físico, em diversos ramos destes componentes curriculares. Proporcionar ao aluno a utilização de suas habilidades práticas e competências, para a compreensão da Cinemática, através do manuseio de um equipamento construído pelos próprios alunos em sala ou laboratório, que durante o desenvolvimento do experimento, ele realiza medições e cálculos de Espaço, de marcação de Tempo mais a utilização de objetos colocados para análise de movimento ou repouso sobre o experimento e determinação de Velocidade Escalar Média, podendo serem verificadas outras aplicações cinemáticas do contexto.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do 1º Ano do Ensino Médio

Articulação com o currículo

O tema desenvolvido veio de encontro com os conteúdos programáticos trabalhados pelo componente curricular desta respectiva série.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Leme

Diretor
Odacir Vanzetto

Turma
1º Ano Ensino Médio

Número de alunos
20

Educadores
Giovane Paula Boni Serraglio e Evandro Carlos da Silva

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU-Assessor Jean Zimerman
A atividade de alongamento e aquecimento desenvolvida com a turma do 1º ano de Ensino Médio teve uma excelente participação dos alunos, onde toda turma realizou as atividades mostrando interesse.
Professor Evandro da Silva | Professor(a)