Classificação: História
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O Início de uma Nova Era: Antes, Durante e Depois da Revolução Industrial Foi muito legal trabalhar sobre o tema escolhido, principalmente porque o projeto nos deu a possibilidade de aprender unindo teoria e prática. Construímos tudo em grupo e discutindo as possibilidades de aprender e apresentar. Gosto muito de aprender assim.
Elias Minella | aluno(a)
Pergunta Exploratória

As máquinas: como, quando e onde surgiram as primeiras?

Expedição Investigativa

Inicialmente foi aplicado um questionário para conferir os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao tema proposto. Após esta primeira etapa aprofundamos a questão histórica/teórica da Revolução Industrial Inglesa, através da qual trabalhamos todo o processo histórico do antes, durante e depois da revolução. Levantamos questões relacionadas à tecnologia, economia, vida social, política, enfim, os mais diversos aspectos afetados pelas transformações decorrentes do processo de industrialização. Como parte da expedição, a fim de contextualizar e visualizar a sociedade industrial assistimos o filme “Tempos Modernos”. Tendo uma base ou referencial teórico, os estudantes debateram sobre quais “eixos” os gostariam de aprofundar a fim de expor no dia da amostra. Os estudantes debateram e escolheram quatro eixos: 1) A produção antes da Revolução; 2) As primeiras máquinas e a energia ...

Objetivos

Construir um panorama histórico-social da Revolução Industrial Inglesa abrangendo seu “antes, durante e depois”.

Comunidade de Aprendizagem

Os estudantes foram ao encontro da comunidade, em especial, no momento de buscar materiais para a construção dos espaços para a Amostra, objetos antigos, ferramentas, madeira, etc...

Articulação com o currículo

O trabalho foi capitaneado dentro a área das ciências humanas, relacionando em especial as disciplinas desta área, porém, incluíram-se outras áreas como a física (energia à vapor). História: Processo histórico que levou a Inglaterra a ser o berço da revolução industrial e seu desenvolvimento; História do desenvolvimento/evolução tecnológica. Sociologia: As novas relações de trabalho; A sociedade industrial; Novas concepções do pensamento sociológico.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Leme

Diretor
Odacir Vanzetto

Turma
2º ano ensino médio

Número de alunos
16

Educadores
Rafael J. Dino e Carlos Longo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU-Assessor Jean Zimerman
Trabalhar na metodologia do PUFV dá ao processo de ensino-aprendizagem uma dinâmica que não é presença constante nas escolas, pois, além da teoria, trabalha-se muito a parte prática, que faz com que o estudante seja o protagonista na construção do saber. Desde escolha do tema até o dia da Amostra do Conhecimento tudo é coletivo, tudo é diálogo, tudo é experiência, o professor assume o papel de auxiliar, de monitoramento, enquanto os estudantes gozam de uma grande autonomia para desenvolver suas potencialidades, sua criatividade, seu desejo de realizar, enfim, demonstrando o resultado da soma de habilidades e competências adquiridas dentro e fora do ambiente escolar. O PUFV nos dá a possibilidade, enquanto educadores, de visualizar (tanto individual quanto coletivamente) as dificuldades e talentos dos educandos, algo que a sala de aula, por si só, não nos proporciona com tanta clareza..
Rafael Dino | Professor(a)