Roseli de Oliveira Santos, Sirlei Kowalski
Pergunta Exploratória
Quais as brincadeiras de antigamente que podemos brincar hoje?
Expedição Investigativa
Na oportunidade as crianças saíram da escola, na parte da tarde em direção a casa Dona Mari. Elas foram observando tudo pelo caminho, fazendo comentários, adorando fazer o passeio. Quando lá chegamos, fomos recebidos pelo esposo da Dona Mari, ele foi muito prestativo, indo logo chamar sua esposa. Os alunos estavam agitados e felizes, conversaram com Dona Mari, perguntaram se ela brincava muito em sua infância. Então ela começou a relatar as brincadeiras e cantigas de roda, vividas e praticadas com muita liberdade, pois morava no interior. Tinha espaço e muitas possibilidades fornecidas pela natureza. Contou que costumava subir em árvores e comer as frutas no pé. Que colhia gravetos para fazer casinhas e brincar de boneca, essas, muitas vezes feitas com sabugos de milho e enroladas em um paninho. Brincavam na chuva e faziam bolo de barro, entre outras.
Objetivos
Despertar o gosto pelas cantigas de roda, atuais e de antigamente, uma vez que cada cantiga é aprendida e cantada, ou seja, passada de geração em geração para que a criança possa interagir e expressar seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e corporal.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças, famílias, comunidade escolar e professoras
Articulação com o currículo
- Explorar Brincadeiras e cantigas de roda
-Pesquisa com as famílias sobre as Brincadeiras de antigamente e de hoje
-Confecção de cartazes e gráficos com os resultados
-A partir das brincadeiras e cantigas, representar com massinha de modelar o personagem escolhido
- Obra “Palhacinhos da Gangorra”, Candido Portinari.\n-Conversar sobre a Obra.
-Fazer pintura artística em rosto e caracterização.
-Obra “Meninos Soltando Pipas”, Candido Portinari, -Pintura, colagem.
- Soltar pipas com a família no pátio da escola.\n-Dança das caveiras, confecção do Sistema Esquelético, contagem de tempo.
- Confecção de um relógio com Cd.
-Visita na escola Dante Marasca.
-Integração entre as turmas dos Prés A um e dois com merenda coletiva.
- Brincadeiras africanas.
-Confecção de Bonecas e Bonecos com a família
-Feira das Bonecas na escola
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar da expedição foi realizada uma rodinha da conversa para que as crianças pudessem conversar sobre o que mais chamou a atenção durante a visita. Também foi escolhido o nome do projeto.