A arte e seus artistas
Pergunta Exploratória
O que mais me chamou atenção neste local? Por quê?
Expedição Investigativa
Nós alunos da 3ª série, turma 31, saímos da Escola Getúlio Vargas, às 8 horas e 15 minutos, para visitar alguns lugares bonitos da cidade. Fomos de ônibus escolar. Visitamos a praça central e observamos os arredores: a igreja católica, tudo o que tinha na praça, a prefeitura, a igreja evangélica, o sino, a caixa d’água, a estátua de Santa Rosa de Lima, as árvores, a paisagem, as construções, carros, as pessoas e muito mais. Gostamos muito do passeio, queríamos fazer todos os dias. Anotamos, desenhamos muitas coisas. Descobrimos que a natureza e nós, somos a obra de arte de Deus. (Registro dos alunos)
Objetivos
Desenvolver a criatividade a curiosidade e o gosto pela arte através da pesquisa e ampliação do conhecimento sobre artistas e suas principais obras de arte.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora, famílias
Articulação com o currículo
-Explorar o livro: Minha avó tecia o mundo.
-Confecção de painel: Lembranças da vovó.
-Releitura de obras selecionadas pelos alunos, no caderno de desenho.
-Releituras das obras selecionadas pelos alunos, usando tela e tinta, para exposição na escola e em outros locais públicos.
-Produção textual individual e coletiva.
-Uso de fichas (descrição)\n-Realizar atividades físicas e perceber que o corpo é uma obra de arte de Deus, capaz de realizar muitos movimentos.
-Releituras e pintura de uma obra coletiva na escola.
-Revitalização de objetos antigos ou descartáveis, com releituras de Romero Britto e Tarsila do Amaral.
-Pesquisa sobre obras esculturais, laboratório de informática.
-Construção de esculturas (com argila ou outro material do interesse dos alunos.)
-Pesquisa sobre autorretratos, no laboratório de informática.
-Pintar seu autorretrato em folha papel cartão e escrever a sua biografia.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a escola realizamos uma rodinha de conversa para dialogar sobre tudo o que havíamos visto durante a nossa expedição e registramos através de um texto coletivo.