Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCAR É COISA SÉRIA
Pergunta Exploratória

Quais brincadeiras vocês conhecem?

Expedição Investigativa

Passeio pelas praças do município para explorar os diferentes brinquedos que nelas se encontram.

Objetivos

Proporcionar às crianças momentos de convivência saudável, amiga, cooperativa, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

Comunidade de Aprendizagem

Associação de Pais E Mestres da Emei, familiares dos alunos

Articulação com o currículo

- Dramatizações e danças que fazem parte das tradições folclóricas;
- Construção de brinquedos pelas famílias;
- Cirandas culturais com apresentação e demonstração de brincadeira;
- Mostra de brinquedos na semana das crianças, confeccionados pelos pais;
- Atividade de brincadeira realizada com a família e registrada de uma maneira diferente para divulgação do projeto;
- Confecção de murais com produções dos alunos;
- Elaboração de uma lista ou gráfico sobre as 10 brincadeiras preferidas dos alunos e dos pais;
- Observação de telas e pinturas com brincadeiras e releitura.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Pequenos Passos

Turma
Educação Infantil: BERÇARIO, NÍVEL I, NÍVEL II, NIVEL IIIA, NÍVEL IIIB

Número de alunos
78

Educadores
Giseli Brunetto, Ana Luisa Feil, Alexandra Rogina Koempfer

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Marques de Souza

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO RS/MG

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARQUES DE SOUZA

Apoiadores
Comunidade Escolar

Quando falamos de um mundo informatizado, no qual o futuro está presente, pensamos sobre as crianças, que cada vez mais passam horas em frente ao computador, televisão, vídeo game etc. É importante destacarmos que as crianças da atualidade já nascem nesse mundo tecnológico, no qual as mídias têm grandes influências, seus interesses e padrões de pensamento já fazem parte deste universo e a escola não poderá lidar apenas com informações prontas, acabadas, mas deverá preocupar-se mais com a capacidade do aluno de aprender. Por isso, projetos como esse são fundamentais, para resgatar outras formas de interagir e de brincar, e a metodologia do União Faz a Vida estimula essa interação através do desenvolvimento de projetos.