BRINCADEIRA DE CRIANÇA, COMO É BOM...
Pergunta Exploratória
Quais brinquedos e brincadeiras antigas podemos recriar na escola e incluí-las nas práticas da sala de aula, enriquecendo ainda mais a dinâmica pedagógica?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu em um sítio no interior do município, em um espaço preparado com brincadeiras e brinquedos de antigamente. Ao chegar lá, fomos bem acolhidos pelos proprietários, que nos mostraram o sítio. Na oportunidade vimos muitos animais e plantas em seu habitat natural, o que demonstrou fascinar as crianças. Durante uma roda de conversa a proprietária do sítio nos contou sobre curiosidades de sua infância. Após um lanche típico, fomos para o pátio em um espaço preparado pelos professores com algumas brincadeiras antigas tais como: Pega-pega, esconde- esconde, passa-passará, canções de roda, ovo choco, corrida do saco, pular corda, amarelinha, nas quais as crianças participaram e envolveram-se entusiasmadas. Também foi organizado um espaço com brinquedos antigos.
Objetivos
Enriquecer a prática pedagógica com brincadeiras e brinquedos tradicionais de nossa cultura, estimulando a socialização e a aprendizagem de forma lúdica.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças, professora, famílias
Articulação com o currículo
-Pesquisar brincadeiras de antigamente, incluindo-as na rotina de sala de aula.
-Realizar entrevista com as famílias sobre as brincadeiras de sua época de criança.
-Sacola divertida – Levar para casa uma sacola com diferentes objetos para brincar com a família
-Confeccionar brinquedos.
-Construir painéis a partir das atividades realizadas.
-Confeccionar caixa de brincadeiras e de cantigas populares.
-Contação de histórias.
-Ateliê culinário.
-Realizar momentos com a família de brincadeiras da época da sua infância.
-Oficina de confecção de bonecas e bolas com a família.
-Realizar passeios para explorar outros espaços do nosso município.