Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vamos Brincar?
Pergunta Exploratória

De que vamos brincar?

Expedição Investigativa

No dia 7 de agosto foram colocadas muitas e diversificadas caixas de papelão no pátio ao lado da escola por ser um lugar amplo onde poderiam explorá-las com maior liberdade.

Objetivos

• Favorecer a atenção, a concentração e a compreensão de regras através do envolvimento em brincadeiras;
• Promover a participação e um melhor relacionamento interpessoal através de diversas brincadeiras utilizando material alternativo variado;
• Aprimorar a criatividade, a desenvoltura corporal e a oralidade através da confecção de brinquedos e do teatro;
• Reconhecer atitudes positivas e negativas com relação ao meio ambiente através do manuseio de materiais descartáveis.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar: professores, alunos, pais (confeccionaram fantasias para peça de teatro e brinquedos a partir da leitura do livro “O homem que amava caixas”), avós (relataram sobre suas brincadeiras quando eram criança).

Articulação com o currículo

Matemática: noções de espaço e tamanho através das caixas;
Criatividade: criação de brinquedos através de material reciclável;
Meio Ambiente: reaproveitamento de materiais descartáveis;
Consciência Fonológica: alfabeto em caixinhas de leite;
Expressão corporal: encenação da peça teatral “O soldadinho de chumbo”


Ficha Técnica
Escola
EMEI Pequenos Passos

Turma
Nível III B Educação Infantil

Número de alunos
13

Educadores
Laércia Sandréia Krumenauer e Rosangela Ferla

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Marques de Souza

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO RS/MG

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARQUES DE SOUZA

Apoiadores
Comunidade Escolar

Nós, professoras educadoras participantes, consideramos muito valiosa esta proposta pois, além de incentivar a criatividade e expressividade, proporcionou para as crianças momentos de grande alegria e satisfação. E, com relação ao projeto, possibilitou um jeito bem mais significativo de iniciá-lo, através da expedição investigativa, onde cada criança nos mostrou o seu interesse na aprendizagem através de escolhas, falas e brincadeiras. O que favoreceu a escolha deste projeto.