Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Contos, Cantos e Encantos
Pergunta Exploratória

O que a família espera da escola para a educação de seu filho? De que forma a família se dispõe a contribuir com a escola para que isso aconteça?

Expedição Investigativa

A ideia do projeto surgiu a partir do olhar atento das professoras com suas turmas e que identificaram o interesse das crianças por ouvir histórias. Optou-se pelos Contos infantis pois a linguagem literária possibilita o desenvolvimento de diversas competências, tais como: linguagem, raciocínio lógico, emoções, coordenação motora, valores, entre outros. Também foi proposto aos pais que dialogassem acerca da pergunta exploratória.
Muitas famílias responderam as perguntas do questionário que teve como objetivo criar possibilidades de um vínculo mais próximo entre a escola e a família. Diante da questão sobre o que a família espera da escola na educação de seu filho, a maioria das famílias respondeu que esperam que a escola seja acolhedora e estimulante. Um espaço no qual a criança goste de permanecer!

Objetivos

Propiciar momentos lúdicos e prazerosos através dos contos infantis, desenvolvendo a imaginação a criatividade e oralidade.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças, professoras, monitores, famílias

Articulação com o currículo

-Explorar os clássicos infantis.
-Piquenique com as avós
-Contação de histórias, músicas, Trilha das sensações, Construção das casinhas.
-Dinâmicas de grupo.
-Confeccionar um personagem da história com a família.
-Atividades com espelho e Autorretrato com nanquim.
-Atividades externas, Confecção da Casinha.
-Hora da culinária.
-Festa a Fantasia com os personagens preferidos.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Lar da Criança

Diretor
Eli Baiotto

Turma
Maternal 1 e Maternal 2

Número de alunos
45

Educadores
Caroline Ferretti, Loni Maria Heinsch, Maristela Schwede, Ana Paula Hahn, Roseli dos Santos Oliveira, Geneci da Silva, Patrícia de Fátima Vieira

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Independência

Cooperativa
SICREDI NOROESTE RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE INDEPENDENCIA

Apoiadores
SMECDT e SICREDI

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
Não vivemos em um conto de fadas, mas pedagogicamente os contos de fadas são instrumentos que ajudam a trabalhar emoções, conceitos e significados que a criança ainda não compreende.
Patrícia de Fátima Vieira | Professor(a)