No mundo dos animais!
Pergunta Exploratória
Que animais estamos vendo? O que comem? Quais são os sons que produzem? Onde estão? O que produzem?
Expedição Investigativa
A expedição aconteceu em Julho, quando a turma foi caminhar perto da escola para observar um potreiro cheio de animais. Ao chegar neste local as crianças já viram a vaca, o boi, os quais chamaram muita atenção. A professora fez vários questionamentos às crianças, como: O que estão vendo? O que mais tem aqui? Vocês possuem esses animais em casa? De qual mais gostaram?
Objetivos
• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
• Incentivar o respeito à natureza
• Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
• Explorar as diversidades sonoras (sons de animais);
• Identificar as características individuais de cada animal;
• Identificar cores e tamanhos dos animais;
• Perceber diferentes texturas dos pêlos dos animais
Comunidade de Aprendizagem
Propriedade familiar, familiares dos alunos
Articulação com o currículo
• Classificação, seriação (cor, tamanho, habitat, foras...)
• Noção de tamanho (maior/menor)
• Quantificação (jogo do boliche)
• Consciência fonológica (identificar e reproduzir os sons dos animais, trabalho com músicas com temática dos animais como: Pintinho Amarelinho, Boi da Cara Preta, Sapo Cururu, e trabalho com áudio de sons de animais);
• Cores, formas dos animais;
• Textura da pele ou pelo dos animais;
• Coordenação motora fina (colagem de algodão, manuseio de massinha de modelar, pintaras com tinta, giz e lápis)