Agricultura familiar
“ Meu nome é Leticia e faz 4 anos que começamos com o PUFV. O programa é bem interessante e legal, porque a gente aprende muitas coisas. Eu gosto muito porque podemos escolher o assunto para trabalhar e junto com os professores, pais, palestrantes e os colegas, fazemos trabalhos muito bons. Gostei de todas as atividades que fizemos e também de apresentar o que fizemos, pois as crianças e todas as pessoas gostaram do nosso trabalho.
Leticia Begnini | aluno(a)
“ Eu como mãe gostei muito do trabalho desenvolvido, notei que minha filha comentava bastante sobre o que fazia em sala de aula. Faziam bastante jogos, brincavam e principalmente aprendiam usando os jogos que eles próprios confeccionavam. Sempre vinha com novidades e solicitava nossa ajuda para realizar e construir algo quando pedido. Também percebi que ela começou a ter menos vergonha em falar com outras pessoas e em público, pois falava em casa o que fazia e no dia da Mostra ela e os colegas não viam a hora de poder explicar. Fiquei muito admirada de como minha filha e seus colegas sabiam falar, explicar o que tinham aprendido durante o projeto e nos também aprendemos com eles. Estão todos de parabéns.
Sara Mazurana Bortoli | responsável
Pergunta Exploratória
O que querem saber? O que é produzido na comunidade?
Expedição Investigativa
Após uma pergunta que surgiu em uma conversa informal na escola: Porque nós não mostramos o que nossos pais plantam aqui?\n No dia 09 do mês de Abril de 2018, as crianças da Educação Infantil, 1° e 5° Anos, realizaram a expedição investigativa na propriedade do Senhor Nelso Bortoli- Localizada na Linha Floresta próxima a escola Gildo Begnini, no município de Maximiliano de Almeida onde iriam observar o que havia no espaço dessa propriedade, todas as flores, os frutos, as plantas, os produtos colhidos e consumidos da roça (amendoim, pipoca, mandioca, feijão, nozes...). Onde eles comeram amendoins recém colhidos nozes, "laranja do céu"... \nE assim foram surgindo idéias muitas idéias, pois todos são filhos de agricultores e a maioria tem conhecimento e estão sempre em contato com isso tudo. Falava-se do assunto com empolgação, o que se faz necessário uma maior exploração do tema.
Objetivos
* Valorizar a importância e a necessidade de termos os produtos agrícolas como meio de sobrevivência. Compreender a importância de uma alimentação quilibrada para a saúde. * Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados. * Identificar os processos de semeadura, adubação e colheita.\n* Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados, bem como nomeá- los.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, pais, EMATER, Nutricionista e merendeira. No próprio município serão convidados colaboradores como EMATER, Nutricionista, Pais, Professores, Merendeira, Alunos, Secretário da Agricultura para participarem e auxiliarem no processo de ensino aprendizagem na escola.
Articulação com o currículo
Estratégias/atividades. Palestra. Composteira. Plantio de sementes Maquete Produtos Cultivados Livro de Receita\nSeriação de sementes (cores, quantidade)\nPesquisa o mais é produzido no município, estado país (paralelo com alguns países da copa)Visitação a uma propriedade ruralValores de comercialização (compra e venda
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi escolhido pelos alunos em sala de aula por se tratar das culturas agrícolas cultivadas pelos pais das crianças. O estudo desse tema possibilita o incentivo de que eles permaneçam na agricultura e tenham conhecimento mais detalhado sobre o cultivo de determinadas culturas e o comprometimento em aprender a valorizar cultivar, cuidar, e o que os pais colhem estimulando a responsabilidade com a natureza e o meio ambiente.