IDENTIDADE E IMAGINAÇÃO
Pergunta Exploratória
O que mais gostou nesse lugar?
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa, aconteceu no espaço do CRAS em uma sala montada com diversas atividades lúdicas, no dia dezenove de março de 2018, nos turnos manhã e tarde com as turmas do Maternal 1 e 2. Ao chegarmos fomos recebidos pela primeira dama e pela assessora do CRAS. Em seguida nos dirigimos até a sala que foi explorada pelas crianças, as quais ficaram encantadas com a diversidade de fantasias ali expostas. Foi uma experiência única e prazerosa.
Objetivos
Sistematizar situações lúdicas, a partir de contos e fantasias, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos e imaginações provocando a criatividade e consequentemente, descobrindo através do ‘eu’ o gosto e o hábito pela aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos no Projeto foram a comunidade Escolar, pais e responsáveis, famílias, professores, crianças, Direção, Secretaria de Educação, Coordenadora do Projeto, ACPM (Associação do Círculo de Pais e Mestres) da escola e funcionárias, professor Darci Riconi.
Articulação com o currículo
Linguagem oral: Contos, brincadeiras de faz-de-conta, dramatizações, Manuseio de revistas, livros, jornais, brinquedos. Apresentar pequenos textos de forma oral como (cartazes, histórias, parlendas, músicas). Movimento: Imitar, fazer caretas, comunicar-se pelos gestos, manifestar frio, calor e incômodo, mímicas, dramatizações, expressões faciais. Música: Interpretação e criação de canções; Brincadeiras cantadas e rítmicas. Artes Visuais: Recortes, desenhos e brincadeiras livres, contos de histórias; Pintura com lápis de cor, giz de cera, tinta guache, teatro, massa de modelar. Confecção de brinquedos.Matemática: Quantidade total: relação número/quantidade. Trabalhar quantidade: mais/menos/igual; Contagem. Cores, Formas. Identidade e Autonomia: Buscar inteirar a criança com as diversidades encontradas na escola a partir do EU. A participação resultou em bons frutos com o aprendizado e dedicação de todos os envolvidos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O conselho de grupo se deu a partir de momentos na conversa de roda onde as crianças expõem suas opiniões e criam hipóteses acerca do tema. No momento da decisão do nome do projeto as crianças citaram alguns temas e por se tratar de crianças com faixa etária entre 2 e 3 anos a conclusão do nome foi feita pelas professoras regentes.