Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

IDENTIDADE E IMAGINAÇÃO
Pergunta Exploratória

O que mais gostou nesse lugar?

Expedição Investigativa

A Expedição investigativa, aconteceu no espaço do CRAS em uma sala montada com diversas atividades lúdicas, no dia dezenove de março de 2018, nos turnos manhã e tarde com as turmas do Maternal 1 e 2. Ao chegarmos fomos recebidos pela primeira dama e pela assessora do CRAS. Em seguida nos dirigimos até a sala que foi explorada pelas crianças, as quais ficaram encantadas com a diversidade de fantasias ali expostas. Foi uma experiência única e prazerosa.

Objetivos

Sistematizar situações lúdicas, a partir de contos e fantasias, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos e imaginações provocando a criatividade e consequentemente, descobrindo através do ‘eu’ o gosto e o hábito pela aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos no Projeto foram a comunidade Escolar, pais e responsáveis, famílias, professores, crianças, Direção, Secretaria de Educação, Coordenadora do Projeto, ACPM (Associação do Círculo de Pais e Mestres) da escola e funcionárias, professor Darci Riconi.

Articulação com o currículo

Linguagem oral: Contos, brincadeiras de faz-de-conta, dramatizações, Manuseio de revistas, livros, jornais, brinquedos. Apresentar pequenos textos de forma oral como (cartazes, histórias, parlendas, músicas). Movimento: Imitar, fazer caretas, comunicar-se pelos gestos, manifestar frio, calor e incômodo, mímicas, dramatizações, expressões faciais. Música: Interpretação e criação de canções; Brincadeiras cantadas e rítmicas. Artes Visuais: Recortes, desenhos e brincadeiras livres, contos de histórias; Pintura com lápis de cor, giz de cera, tinta guache, teatro, massa de modelar. Confecção de brinquedos.Matemática: Quantidade total: relação número/quantidade. Trabalhar quantidade: mais/menos/igual; Contagem. Cores, Formas. Identidade e Autonomia: Buscar inteirar a criança com as diversidades encontradas na escola a partir do EU. A participação resultou em bons frutos com o aprendizado e dedicação de todos os envolvidos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O conselho de grupo se deu a partir de momentos na conversa de roda onde as crianças expõem suas opiniões e criam hipóteses acerca do tema. No momento da decisão do nome do projeto as crianças citaram alguns temas e por se tratar de crianças com faixa etária entre 2 e 3 anos a conclusão do nome foi feita pelas professoras regentes.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal De Educação Infantil Dona Rosina

Diretor
Clades Luiza Mattia

Turma
Maternal 1 e 2 Manhã e Tarde

Número de alunos
16

Educadores
Catia H. Turmena, Clarice F. F. Portela, Isabel Pasini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mariano Moro

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARIANO MORO

Apoiadores
Pais, professores, direção, SMEC, ACPM.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Consuelo Piaia
Trabalhar com projetos é uma maneira de ter um direcionamento na realização das atividades, porém é um desafio muito grande por se tratar de crianças da Educação Infantil as quais necessitam da nossa mediação a todo o momento para que o mesmo se desenvolva de forma significativa.
Clades Luiza Mattia | Professor(a)