Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

POR UM MUNDO MAIS LIMPO. Na VI Mostra do Conhecimento, nós, alunos do 9º ano, ao longo do ano, desenvolvemos o projeto sobre o lixo, depois de visitarmos a unidade de recolhimento do mesmo, de Erval Grande. Na exposição dos nossos projetos feitos, notamos mais interesse na explicação, na demonstração e na prática das crianças, principalmente, as dos anos iniciais. Na área da separação de cada tipo de lixo, nos surpreendemos com o interesse e a sabedoria dessas crianças. Sem dúvidas, estudantes dos anos finais também demostraram interesse e atenção nas explicações e na separação do lixo. Gostamos muito de expormos nosso projeto e também de sermos questionados, pois acreditamos que, de alguma forma conseguimos demonstrar nossa preocupação em meio à esta situação e também apresentar soluções para um mundo mais limpo.
: Gabriele Vitoria Prezoto | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que há num lixão?

Expedição Investigativa

Visita ao lixão de Erval Grande – RS

Objetivos

Reconhecer e compreender como a natureza reage ao lixo.

Comunidade de Aprendizagem

Prefeitura municipal, trabalhadores e proprietários do lixão.

Articulação com o currículo

Visita ao lixão de Erval Grande – RS, para observações, registros escritos e fotos;- Estudo de pesquisa, para conhecer as causas e consequências de tanto lixo, a nível de mundo; - Montagem de maquete “O homem lixo” e painéis demonstrando a problemática do lixo no mundo; - Pesquisa “Que lixo nós produzimos e o que fazemos com ele?” - Escolha do título do projeto; - Divisão da turma em grupos para a “Amostra” . 1º grupo – Causas da produção de lixo, de forma desenfreada; 2º grupo – Consequências do consumismo e da produção de lixo; . 3º grupo - Soluções para diminuir a problemática do lixo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

- A grande quantidade de lixo, no local; - A força de vontade das pessoas, que trabalham lá, em onscientizar, aos que ali passam, sobre os problemas ligados ao lixo; - Pessoas desnutridas, trabalhando em condições precárias, sem as devidas proteções; - Máquinas de grande porte que transformam o lixo em matéria-prima para a fabricação de novos produtos; - Mau cheiro; - Muito entulho; - As coisas (lixo) que podem ser reaproveitadas; - O grande espaço que o lixão e o aterro ocupam; - As pessoas que buscam no lixão algo para seu próprio consumo (roupas, etc.); - A pouca ajuda financeira dada pelo setor público.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Leme

Diretor
Odacir Vanzetto

Turma
9º Ano

Número de alunos
11

Educadores
Irene I. Bagatini Vansetto e Ciro João Vizzotto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Prefeitura Municipal de Barra do Rio Azul (SMEC), SICREDI Uniestados.

O projeto, sem dúvida, foi deveras interessante, uma vez que possibilitou aos alunos a percepção das causas e consequências da produção desenfreada de lixo e de soluções que minimizem o problema.\nHouve a participação de toda equipe, observando-se um resultado positivo.
Irene Inês BagatiniVansetto | Professor(a)