POR UM MUNDO MAIS LIMPO.
“ Na VI Mostra do Conhecimento, nós, alunos do 9º ano, ao longo do ano, desenvolvemos o projeto sobre o lixo, depois de visitarmos a unidade de recolhimento do mesmo, de Erval Grande. Na exposição dos nossos projetos feitos, notamos mais interesse na explicação, na demonstração e na prática das crianças, principalmente, as dos anos iniciais. Na área da separação de cada tipo de lixo, nos surpreendemos com o interesse e a sabedoria dessas crianças. Sem dúvidas, estudantes dos anos finais também demostraram interesse e atenção nas explicações e na separação do lixo. Gostamos muito de expormos nosso projeto e também de sermos questionados, pois acreditamos que, de alguma forma conseguimos demonstrar nossa preocupação em meio à esta situação e também apresentar soluções para um mundo mais limpo.
: Gabriele Vitoria Prezoto | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que há num lixão?
Expedição Investigativa
Visita ao lixão de Erval Grande – RS
Objetivos
Reconhecer e compreender como a natureza reage ao lixo.
Comunidade de Aprendizagem
Prefeitura municipal, trabalhadores e proprietários do lixão.
Articulação com o currículo
Visita ao lixão de Erval Grande – RS, para observações, registros escritos e fotos;- Estudo de pesquisa, para conhecer as causas e consequências de tanto lixo, a nível de mundo; - Montagem de maquete “O homem lixo” e painéis demonstrando a problemática do lixo no mundo; - Pesquisa “Que lixo nós produzimos e o que fazemos com ele?” - Escolha do título do projeto; - Divisão da turma em grupos para a “Amostra” . 1º grupo – Causas da produção de lixo, de forma desenfreada; 2º grupo – Consequências do consumismo e da produção de lixo; . 3º grupo - Soluções para diminuir a problemática do lixo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
- A grande quantidade de lixo, no local; - A força de vontade das pessoas, que trabalham lá, em onscientizar, aos que ali passam, sobre os problemas ligados ao lixo; - Pessoas desnutridas, trabalhando em condições precárias, sem as devidas proteções; - Máquinas de grande porte que transformam o lixo em matéria-prima para a fabricação de novos produtos; - Mau cheiro; - Muito entulho; - As coisas (lixo) que podem ser reaproveitadas; - O grande espaço que o lixão e o aterro ocupam; - As pessoas que buscam no lixão algo para seu próprio consumo (roupas, etc.); - A pouca ajuda financeira dada pelo setor público.