Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

CHEIRANDO CHÁ “Nossa... o envolvimento do Thomas no projeto foi bem interessante: ele nos contando sobre os diferentes cheiros dos chás, falando os nomes dos chás e para que servia alguns chás ... é gratificante. O tema do projeto é muito interessante pois em casa nós, como pais, nem daríamos importância em explicar para a criança que tal chá tinha esse cheiro ou serviria para ajudar aquele tipo dor ou machucado, teríamos o chá ali plantado na horta e pronto, e estaria tudo certo. Percebemos que, com o projeto, agora o Thomas vê alguma folha diferente no pátio e ele já pergunta: ‘Mãe isso aqui também é chá?’ Nossa o projeto é super válido vendo a carinha dele cheirando aquelas folhinhas e nós podendo explicar para que serve esse tipo de chá, e ele já nos diz ‘Isso nós vimos na casa da Tia Edel, a profe nos levou lá para conhecer os chás dela e ela também tinha esse chá’, só agradecer por você prof
Scheila Franciele Müller, mãe do aluno Thomas, de 4 anos. | responsável
Pergunta Exploratória

O que há no jardim da Dona Edel?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa deu-se na manhã do dia 11 de setembro de 2018. Partimos da escola rumo à casa de Dona Edel Conrad, onde fomos recebidos pela senhora, muito atenciosamente. Ali, nos conduziu por seu jardim repleto de flores e plantas medicinais. Explicou aos alunos sobre o uso medicinal de cada planta, os alunos tocaram, cheiraram e espantaram-se com a variedade de aromas e formatos. Ao final da expedição receberam uma folha de Bardana (Arctium lappa) a qual despertou a curiosidade das crianças por ser enorme como um guarda-chuva. Voltando à escola, os alunos produziram o relatório e construímos o quadro de problematização (O que sabemos? O que queremos descobrir? O que faremos para descobrir?) que definiu o tema do projeto. Neste momento os alunos sugeriram o nome do projeto “CHEIRANDO CHÁ” pois o que mais lhe chamou atenção e despertou interesse foi o cheirinho das plantas.

Objetivos

O objetivo primordial foi aguçar o olhar das crianças ao meio ambiente que as cerca, passando a perceber a riqueza de cores, formas, texturas, sabores e aromas que lhes rodeiam. Além disso, visou-se com a realização do projeto, promover a reflexão dos pequenos educandos sobre o hábito de tomar o chá em casa: Porquê? Para quê? Quais tipos existem? Finalmente, objetivamos também, no estabelecimento de um elo cooperativo entre integrantes da escola, famílias e comunidade em geral, promover a criação de um horto medicinal na escola a fim termos um espaço rico de vivências também na escola, próximo das crianças.

Comunidade de Aprendizagem

Na realização do projeto contamos com a parceria ativa dos alunos de outras turmas, seus professores, Diretora, funcionários, pais e pessoas da comunidade.

Articulação com o currículo

Durante as atividades exploramos os sentidos do corpo humano (em especial o tato, visão e olfato), exploramos os aromas, cores e formatos diferenciados das ervas encontradas. Além disso estiveram presentes em nossas vivências vários conteúdos como: cooperação (entre alunos, entre família e escola); identificação e reconhecimento de letras; memória; socialização; auto estima; meio ambiente; classificação; identificação e registro de números e quantidades; diálogo com os colegas, professores, funcionários e comunidade; conhecimento dos hábitos familiares; produção de gráficos e tabelas a partir de pesquisas realizadas.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Pequenos Passos

Turma
Multisseriada Nível IIIA e Nível IIIB - Educação Infantil

Número de alunos
6

Educadores
Fabíola Brunetto Ferla

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Marques de Souza

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO RS/MG

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARQUES DE SOUZA

Apoiadores
Comunidade escolar

“Poder desenvolver estudos a partir de um interesse dos próprios educandos é uma experiência pedagógica maravilhosa. Os objetivos são mais facilmente alcançados e os conteúdos passam por uma ressignificação essencial para que os educandos vivenciem a prática da cidadania e se enxerguem como sujeitos do grandioso processo que é a educação. Neste projeto “Cheirando Chá” pude apreciar o envolvimento de todos, as relações entre os conhecimentos que foram construindo, pude perceber a evolução em termos de participação das atividades e interesse pois percebi que as crianças entendiam o sentido das coisas e, por envolver os hábitos das famílias nas pesquisas e atividades, os alunos fizeram ‘ganchos’ com seu cotidiano tornando o aprendizado mais válido. A prática da expedição investigativa há anos já faz parte de minha prática docente, desde as primeiras formações que tive pelo programa União Fa