PINTANDO O SETE
Pergunta Exploratória
Que cor é esta? Onde a encontramos?
Expedição Investigativa
No dia 12/06/18 foi realizada uma caminhada nas proximidades da escola para observar as cores existentes na natureza e no meio em que estamos inseridos. Foram observados os carros, casas, flores, árvores, escola, EMEI, pedras, ou seja, tudo o que há em nosso entorno. Também foi feita uma visita às salas da Emei para observar as cores das paredes, já que as salas são pintadas de cores diferentes umas das outras.
Objetivos
• Estimular o desenvolvimento cognitivo, habilidades e a percepção de mundo, proporcionando exploração através do contato visual e manual de variados objetos, explorando cores, formas, materiais de pintura, possibilitando que a criança seja a protagonista de seus feitos.
• Identificar cores, formas e objetos;
• Reconhecer formas de encaixe;
• Reconhecer as cores da natureza.
Comunidade de Aprendizagem
professora, alunos e familiares
Articulação com o currículo
- pintura com formas e cores diferentes.
- Encaixe de peças (após a pintura de um cartaz, as crianças foram orientadas a encaixar peças e cores nas respectivas formas do cartaz),
- brincadeiras livres e dirigidas com balões coloridos;
- experiência através da mistura de cores;
- reconhecimento das cores (juntar palitos de picolés em copos da mesma cor);
- Exploração de diferentes técnicas de pintura (experiência da tinta dançante, utilizando leite, gotas de corante e um cotonete para a mistura formando formas abstratas; assoprar tinta utilizando canudinhos realizando a criação de formas variadas);
- trabalho com texturas (degustação e manuseio de gelatina colorida).