RODA (EN)CANTADA
“ “-ela adora quando a professora canta as cantigas de roda, quando chega em casa vem logo contando que atividade com música realizaram neste dia. Canta muito em casa, brinca de cantar, mostrando as músicas que aprendem na escolinha.”
Cátia Fontana | responsável
Pergunta Exploratória
Como a música faz parte das brincadeiras das crianças?
Expedição Investigativa
Brincadeiras no pátio da escola. Observando a turma em suas brincadeiras em sala e no pátio, se observou que tudo se transformava em música, encenações, principalmente da personagem “Elsa”, brincavam também de roda, com a cantiga Linda Rosa Juvenil.
Objetivos
• Pesquisar sobre diferentes cantigas de roda que existem;
• Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda;
Comunidade de Aprendizagem
Tivemos a participação dos profissionais da dança gauchesca que participaram da atidade da semana Farroupilha e dos pais, que compartilharam as cantigas de roda da sua infância.
Articulação com o currículo
Conviver: com outras crianças e adultos em grande e pequenos grupos, utilizando diferentes linguagens, especialmente a linguagem musical.
Brincar: de diversas formas em diferentes espaços e tempos para ampliar e diversificar as possiblidades de exploração espaço-temporal.
Explorar: movimentos, sons, texturas, formas, cores, palavras, emoções, transformações, elementos da natureza...
Expressar-se: como sujeito dialógico, criativo e sensível.
Conhecer-se: construir sua identidade pessoal, social, cultural, constituindo uma imagem positiva da sociedade e do grupo com quem se relaciona.