Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS MÁGICAS
Pergunta Exploratória

Como proporcionar experiências significativas em diferentes espaços para que grupos multi-etários brinquem com liberdade de escolha, autonomia e interação?

Expedição Investigativa

Realizou-se uma integração entre as turmas dos Níveis II, IIIA e IIIB com o objetivo de proporcionar explorações nos diversos espaços e com os materiais dispostos em toda a escola. A proposta englobava a interação entre grupos de faixas etárias diferentes, promovendo a liberdade de escolha, a autonomia, criação e a organização das brincadeiras.

Objetivos

*Promover, quinzenalmente, a interação de grupos multi-etários de crianças entre 3 e 5 anos de idade;
*Valorizar e considerar a realidade e os conhecimentos das crianças;
*Proporcionar vivências significativas respeitando os interesses, habilidades, criações e construções de cada criança;
*Promover situações lúdicas que oportunizem a apropriação dos espaços e estímulos disponíveis de forma prazerosa e espontânea;
*Fortalecer a autonomia diante de situações que promovam a liberdade de escolha, cooperação, tomada de decisões, confiança frente e para transpor desafios.

Comunidade de Aprendizagem

parceiros: entidades – palestrantes – outros profissionais

Articulação com o currículo

aproximação do currículo com as curiosidades e o desenvolvimento dos conteúdos relacionados


Ficha Técnica
Escola
EMEI Brilho de Infância

Turma
Níveis II (3 a 4 anos), IIIA (4 a 5 anos) e IIIB (5anos).

Número de alunos
47

Educadores
Suame Walter, Deise Hendges e Tânia Stefani.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Marques de Souza

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO RS/MG

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARQUES DE SOUZA

Apoiadores
comunidade escolar

“Acreditamos que oportunizar momentos de interação entre grupos multi-etários é contribuir para a construção de conhecimentos e vivências significativas, que buscam fortalecer a formação social e pessoal das crianças, uma vez que as coloca no papel de protagonistas de suas vivências, propiciando que brinquem com liberdade de escolha, autonomia e apropriem-se da construção de seus saberes e fazeres a partir de suas interações com as outras pessoas e com o meio em que vivem”.