Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Parqueriágua "Durante a expedição investigativa pudemos observar diversos pássaros e capivaras, o que tornou a observação interessante.
Também houve uma grande troca de informações dobre a natureza do parque, os problemas ambientais causados pelo mau uso.
Ficamos a par de várias coisas que não sabíamos. O passeio foi muito revigorante."
Beatriz da Silva Lisboa | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Qual a importância dos Parques Urbanos na manutenção dos lençóis freáticos?

Expedição Investigativa

Visita ao Parque das Nações Indígenas em Campo Grande/MS

Objetivos

Conhecer a importância que o Parque das Nações Indígenas tem para a cidade de Campo Grande em relação ao aquífero Guarani, responsável por um dos maiores reservatórios de água potável do mundo e responsável pela manutenção do microclima, além de funcionar como área de lazer.

Comunidade de Aprendizagem

Familiares dos alunos do 7° ano;
Professora Leydiwise Rodrigues Barros
Professora Laíde Gomes de Oliveira

Articulação com o currículo

O tema do projeto é uma das temáticas incluídas no Conteúdo de "Meio Ambiente" que é um tema transversal a todas as disciplinas na Educação Básica.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os processos de escolha do tema específico, pergunta exploratória, escolha do parque e nome do projeto foram feitos de maneira coletiva, discutida e votada pela turma.

Ficha Técnica
Escola
Centro Educacional Alceu Viana

Turma
7° ano

Número de alunos
11

Educadores
André Luís da Silva Lima

Estado
Mato Grosso do Sul

Município
Campo Grande

Cooperativa
SICREDI CAMPO GRANDE MS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CORONEL ANTONINO

Apoiadores
Professora Leydiwise Rodrigues Barros
Professora Laíde Gomes de Oliveira

"Minha experiência no projeto "A União Faz a Vida" começou em junho com a minha chegada a Escola Alceu Viana. Pensamos em um projeto que fosse ligado nas questões ambientais.
Primeiramente falamos sobre o Cerrado brasileiro, bioma que estamos inseridos em nossa cidade e soubemos toda a problemática envolvida na destruição deste e nas consequências que esta degradação causa tanto no ambiente quanto para as pessoas.
Após nossa ida ao Parque das Nações Indígenas a turma percebeu que havia muito lixo espalhado e que este material pode contaminar o manancial de água subterrânea, que é em nosso caso o Aquífero Guarani.
Escolhemos alguns materiais para pesquisar e um modelo de como a água é purificada com a presença de vegetação e evita também erosões. Entendemos então que os Parques Urbanos são essenciais para que enchentes não ocorram, para a manutenção dos mananciais e controle térmico."