Sustentabilidade também é coisa de criança
“ Achamos muito importante o desenvolvimento deste tipo de trabalho para despertar nas crianças, desde cedo, a importância da reciclagem pra sustentabilidade e a preservação da natureza.
Milene Mãe do aluno Otávio Bonoto | responsável
Pergunta Exploratória
O que é sustentabilidade?
Expedição Investigativa
Passeio no IFFI Jaguarí e URI Campus Santiago
Objetivos
Sensibilizar e conscientizar as crianças de que nossas vidas dependem do ambiente e de sua preservação, reforçando a nossa responsabilidade nesta afirmação. Incentivar o consumo de alimentos saudáveis e naturais, relacionando a produção das hortaliças a educação ambiental, ofertando aos educandos contato com a natureza e valorizando suas capacidade produtiva, bem como incentivando ações que promovam reciclagem e reutilização de matérias alternativos.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade Escolar e familiares
Articulação com o currículo
• Desenvolver a consciência ambiental;
• Incentivar a alimentação saudável;
• Despertar nas crianças o interesse em cultivar a horta e obter conhecimento do processo de germinação;
• Despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras;
• Oportunizar que os educandos degustem alimentos cultivados por eles mesmos;
• Contribuir com ações que promova o bem estar, a autonomia, a cooperação e o respeito ao meio;
• Trabalhar noções de compostagem orgânica;
• Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos;
• Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais;
• Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e espaços em comum;
• Perceber a importância da preservação do meio ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A partir de uma roda de conversa , no retorno das visitas, os alunos trouxeram nas suas observações fatos relevantes para serem trabalhados, não somente na escola mas também com a familia .
Diante das observações, foi evidenciado o interesse dos mesmos em aprender mais sobre o tema.