Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

"Trabalhando a emoção para ser feliz" "Não dá pa biga com o coleguinha puque é muito tiste, e a futinha cai no chão e fica pode". Esse é o relato de uma aluna durante a atividade na sala de aula.
Amanda Winter Vedoy | aluno(a)
Meu filho comenta muito em casa que não pode brigar com ninguém, que ter que ser amigo e ajudar as pessoas.
Giseli Flores | responsável
Pergunta Exploratória

Não houve devido a faixa etária.

Expedição Investigativa

No decorrer dos dias foi observado que as crianças não conseguiam entender e nem lidar com as suas emoções, haviam mordidas que nem sempre representavam a raiva, empurrões que eram brincadeiras. Foi num momento como este que surgiu o projeto, quando a professora questionou a criança o motivo que a levou a morder o colega, ela respondeu que era " amor", percebendo assim a necessidade de trabalhar as emoções: raiva, amor, tristeza, medo, alegria.

Objetivos

Estimular valores éticos e morais tais como: respeito, solidariedade, amizade, trabalho cooperativo, construir vínculos, vivenciando situações que envolvam afeto, respeito, atenção e limites.

Comunidade de Aprendizagem

Foram as próprias crianças e suas famílias, junto com a professora regente, auxiliar e professores de oficinas.

Articulação com o currículo

Escuta, fala, pensamento e imaginação.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Turma
Maternal I turma II

Número de alunos
17

Educadores
Coord. Angélica R. Hauenstein; Cassiane Kuscoski Paula; Natália Pilonetto.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Palmeiras

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES PALMEIRAS

Apoiadores
Sicredi; Cotrisal; Relojoaria e Bazar Chamego.

O projeto "Trabalhando a emoção para ser feliz" teve início a partir da observação das atitudes das crianças na escola, onde algumas eram agressivas, não dividiam brinquedos, sentiam medo, insegurança, em momentos não dava para compreender qual "sentimento estavam sentindo". Foram realizadas diversas atividades práticas, no final o resultado foi muito gratificante, durante os relatos e atitudes entre as crianças é possível perceber que houve um melhor entendimento e controle das suas emoções no dia a dia em diferentes situações, tornando a escola um ambiente prazeroso e feliz.