O QUE ESTE PROFISSIONAL FAZ?
“ A Livia esta aprendendo várias coisas, uma delas foi quando fizeram a bolacha, ela chegou em casa falando dos ingredientes que usou, sempre aprendendo músicas novas, em casa faz oração na hora da refeição que aprendeu no cmei.
Liliane Barbosa Reginaldo | responsável
Pergunta Exploratória
QUE HÁ DE DIFERENTE AQUI QUE MAIS ME ENCANTOU?
Expedição Investigativa
No dia quatro de setembro de dois mil e dezoito, fizemos nossa expedição investigativa. O território foi pré-estabelecido por nós professores, as crianças observaram, exploraram o ambiente, brincaram e se encantaram com as profissões representadas ludicamente, foi muito divertido e prazeroso ver eles tão entusiasmados com a possibilidade de conhecer varias “cantinhos” das profissões e estabelecer assim qual o seu maior interesse. Observamos que o interesse da maioria foram às profissões, veterinário, cozinheiro e motorista, sendo assim as que serão trabalhadas durante o semestre.
Objetivos
A expedição tem por objetivo identificar, ressignificar e mapear as potencialidades do local, promovendo o olhar crítico causando inquietação nos alunos e nos professores.
Comunidade de Aprendizagem
Quais os instrumentos de trabalho do motorista?
Nesta atividade de realizamos a comunidade de aprendizagem, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente um motorista. Ele explicou o que ele faz e qual o seu material de trabalho, em seguida mostramos as crianças o caminhão no qual o motorista veio, foi um momento de muita alegria e entusiasmo por parte das crianças, eles ficaram muito alegres.
Articulação com o currículo
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
Contato com pequenos animais e plantas;
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. (BRASIL, 1998, p.177). / (Extraído da Proposta Pedagógica. 2015);
Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc.
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.