Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O QUE ESTE PROFISSIONAL FAZ? A Livia esta aprendendo várias coisas, uma delas foi quando fizeram a bolacha, ela chegou em casa falando dos ingredientes que usou, sempre aprendendo músicas novas, em casa faz oração na hora da refeição que aprendeu no cmei.
Liliane Barbosa Reginaldo | responsável
Pergunta Exploratória

QUE HÁ DE DIFERENTE AQUI QUE MAIS ME ENCANTOU?

Expedição Investigativa

No dia quatro de setembro de dois mil e dezoito, fizemos nossa expedição investigativa. O território foi pré-estabelecido por nós professores, as crianças observaram, exploraram o ambiente, brincaram e se encantaram com as profissões representadas ludicamente, foi muito divertido e prazeroso ver eles tão entusiasmados com a possibilidade de conhecer varias “cantinhos” das profissões e estabelecer assim qual o seu maior interesse. Observamos que o interesse da maioria foram às profissões, veterinário, cozinheiro e motorista, sendo assim as que serão trabalhadas durante o semestre.

Objetivos

A expedição tem por objetivo identificar, ressignificar e mapear as potencialidades do local, promovendo o olhar crítico causando inquietação nos alunos e nos professores.

Comunidade de Aprendizagem

Quais os instrumentos de trabalho do motorista?
Nesta atividade de realizamos a comunidade de aprendizagem, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente um motorista. Ele explicou o que ele faz e qual o seu material de trabalho, em seguida mostramos as crianças o caminhão no qual o motorista veio, foi um momento de muita alegria e entusiasmo por parte das crianças, eles ficaram muito alegres.

Articulação com o currículo

Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
 Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito;
 Contato com pequenos animais e plantas;
 Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. (BRASIL, 1998, p.177). / (Extraído da Proposta Pedagógica. 2015);
Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
 Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, etc.
 Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.


Ficha Técnica
Escola
CMEI João e Maria

Turma
Berçário II

Número de alunos
15

Educadores
Daysie Sttephanny Vieira Silva E Miriam Souza Teixeira Moraes

Estado
Paraná

Município
Cianorte

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CIANORTE CENTRO

Apoiadores
Jaqueline Coelho Bagestero, Kelly Alves Cardoso, Aline Abade e Fernanda Palota

Ao trabalhar com o programa União Faz a Vida para nos educadoras foi um desafio, pois acabamos de conhecer o programa e foi proposto executar o mesmo em apenas 6 meses.
Desafio proposto e cumprido com a graça de Deus e da ajuda da equipe do berçário II, se falar que foi fácil estaremos mentindo foi difícil, pois tudo que é novo trás expectativas e até o método que aprendemos em sala de aula ser aplicado para os nossos pequenos de uma maneira lúdica e real do nosso cotidiano foi bem desafiador. A maior dificuldade foi o método para estas crianças de um ano e meio eles ainda são muitos pequenos para dar as respostas e sabemos identificar o que eles realmente sabem sobre o tema escolhido e o que eles aprenderam , não posso deixar de dizer que com as assessorias nos ajudou muito a terminar o projeto proposto com o programa União Faz a Vida.
Daysie Sttephanny Vieira Silva e Miriam Souza Teixeira Moraes | Professor(a)