Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Meios de comunicação e o Campo
Pergunta Exploratória

De que forma os meios de comunicação e a internet podem melhorar a vida no campo?

Expedição Investigativa

Foi realizada a expedição investigativa que teve início na Setrem, onde o professor Edinei nos recebeu levando-nos primeiramente ao Laboratório de informática. O local, os alunos sentaram para ouvir a fala do professor que explicou como funciona o laboratório de informática (estudar, pesquisar, desenhar, ler textos, imagens, etc.) além de explicar na escola não é permitido usar site de jogos. Frisou aos alunos a importância de estudar, aperfeiçoando-se no conhecimento e sempre buscando aprender mais. Em seguida, nos levou na Aula de Robótica da 3º ano, onde estavam recebendo material para montarem seus inventos, a professora mostrou e explicou como eram montados e fez demonstração à turma. Também fomos na Biblioteca onde conhecer os espaços usados pelos alunos para realizarem suas pesquisas e leitura. Já nas estufas da escola podemos ver o plantio de verduras.

Objetivos

Conscientizar os alunos que as atividades no campo são importantes e necessárias para sobrevivência das pessoas e que os meios de comunicação e a tecnologia podem contribuir para melhorar as relações entre a população rural e também nas técnicas usadas no manejo e plantio das culturas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, famílias, EMATER, SETREM, Rádio local, professora, família.

Articulação com o currículo

-Manuseio de Jornais e Revistas.
-Confecção de Cartaz sobre os Meios de Comunicação.
-Confecção de Cartaz identificando: Notícias, propaganda, anúncio.
-Escrever uma Carta e postar no Correio.
-Trocas de Cartas com uma turma da Escola Getulio Vargas.
-Estudo sobre os inventores de alguns meios de comunicação.
-Exposição sobre os meios de comunicação (linha do tempo).
-Dinâmicas usando formas de se comunicar (telefone sem fio).
-Visita na Rádio Local e participação em um programa.
-Visita ao Jornal Semanal.
-Palestra com a EMATER sobre novas formas de culturas no campo.
-Visita a uma propriedade rural para conhecer a tecnologia utilizada.
-Criar e Prototipar uma Invenção que poderá auxiliar nas atividades de uma propriedade rural.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Municipal Primeiro de Maio

Diretor
Eliete Schakofski Turra

Turma
1º ao 4º ano - Multisseriada

Número de alunos
8

Educadores
Eliete Schakofski Turra

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Independência

Cooperativa
SICREDI NOROESTE RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE INDEPENDENCIA

Apoiadores
SICREI, Secretaria de Educação, EMATER

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
As atividades no campo são importantes e necessárias para sobrevivência das pessoas e que os meios de comunicação e a tecnologia podem contribuir para melhorar as relações entre a população rural e também nas técnicas usadas no manejo e plantio das culturas. Sendo assim, entende-se que os alunos estudando poderão auxiliar seus pais no campo.
Eliete Schakofski Turra | Professor(a)