O cachorro
“ Eu gostei muito da história a “A casa sonolenta”. Gostei da vovó, do netinho, do cachorro, do gato, do rato, da pulga.
Todos dormiam, a pulga mordeu o rato que mordeu o gato que arranhou o cachorro que acordou o netinho que acordou a vovó e a cama quebrou.
E todos ficaram acordados.
Eloisy Gabrielly Machado da Silva | aluno(a)
“ Minha filha era uma criança tímida, eu não achava que ela fosse capaz de se desenvolver ao longo do ano.
De uma criança tímida eu vi uma criança ativa e que tinha muita capacidade e eu não via, pois eu achava que as crianças do PRÉ I só brincavam. Nunca imaginei que ela pudesse se desenvolver através dos desenhos a imaginação com as histórias contadas pela professora. Toda história que a professora conta na escola ela chega em casa e relata, ela quer mostrar o que ela aprendeu na escola.
É muito gratificante para mim enquanto mãe saber que ela não está na escola simplesmente brincando e sim se desenvolvendo.
Alice de Oliveira (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história da casa sonolenta?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu de forma divertida, lúdica e interativa, através da História A CASA SONOLENTA.
Objetivos
Reconhecer os seres vivos, sua diversidade e formas de vida, estimulando os bons hábitos, as atitudes solidárias e o reconhecimento da importância das interações entre os seres.
Comunidade de Aprendizagem
Maria Luísa Paro Otton (Veterinária)
Articulação com o currículo
A construção das ações pedagógicas na Educação Infantil ocorre, na turma da Professora Glaubia, de forma muito interativa e, o currículo se caracteriza como um conjunto de vivências significativas. Como processo significativo, o PROJETO O CACHORRO, desenvolvido com a participação da Comunidade de Aprendizagem, proporcionou momentos lindos e de muitas aprendizagens. Cada Índice construído, revelou a participação ativa das crianças e, as curiosidades compartilhadas pelos pequenos seguem aqui apresentadas:
Professora, o CACHORRO:
Tem carrapato?
Pula?
Corre?
Têm pelos?
Fica doente?
Fica triste?
Toma vacina?
Para responder as perguntas, a turma contou com a participação de um adestrador e de uma veterinária, que tornaram o cotidiano das crianças mais interessante e contextualizado.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, envolvendo todas as crianças em todas as etapas do projeto.