Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O cachorro Eu gostei muito da história a “A casa sonolenta”. Gostei da vovó, do netinho, do cachorro, do gato, do rato, da pulga.
Todos dormiam, a pulga mordeu o rato que mordeu o gato que arranhou o cachorro que acordou o netinho que acordou a vovó e a cama quebrou.
E todos ficaram acordados.
Eloisy Gabrielly Machado da Silva | aluno(a)
Minha filha era uma criança tímida, eu não achava que ela fosse capaz de se desenvolver ao longo do ano.
De uma criança tímida eu vi uma criança ativa e que tinha muita capacidade e eu não via, pois eu achava que as crianças do PRÉ I só brincavam. Nunca imaginei que ela pudesse se desenvolver através dos desenhos a imaginação com as histórias contadas pela professora. Toda história que a professora conta na escola ela chega em casa e relata, ela quer mostrar o que ela aprendeu na escola.
É muito gratificante para mim enquanto mãe saber que ela não está na escola simplesmente brincando e sim se desenvolvendo.
Alice de Oliveira (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história da casa sonolenta?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu de forma divertida, lúdica e interativa, através da História A CASA SONOLENTA.

Objetivos

Reconhecer os seres vivos, sua diversidade e formas de vida, estimulando os bons hábitos, as atitudes solidárias e o reconhecimento da importância das interações entre os seres.

Comunidade de Aprendizagem

Maria Luísa Paro Otton (Veterinária)

Articulação com o currículo

A construção das ações pedagógicas na Educação Infantil ocorre, na turma da Professora Glaubia, de forma muito interativa e, o currículo se caracteriza como um conjunto de vivências significativas. Como processo significativo, o PROJETO O CACHORRO, desenvolvido com a participação da Comunidade de Aprendizagem, proporcionou momentos lindos e de muitas aprendizagens. Cada Índice construído, revelou a participação ativa das crianças e, as curiosidades compartilhadas pelos pequenos seguem aqui apresentadas:
Professora, o CACHORRO:
Tem carrapato?
Pula?
Corre?
Têm pelos?
Fica doente?
Fica triste?
Toma vacina?
Para responder as perguntas, a turma contou com a participação de um adestrador e de uma veterinária, que tornaram o cotidiano das crianças mais interessante e contextualizado.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, envolvendo todas as crianças em todas as etapas do projeto.

Ficha Técnica
Escola
C.M.E FAUSTO EUGÊNIO MASSON

Turma
PRÉ I A

Número de alunos
26

Educadores
GLAUBIA MENDES BARBOSA RIZZI

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
SULINEIDY DALLABONA
FATIMA BRITO
PAULA CORREIA FRANCHINI BRITO
WEILA FERNANDA FONSECA DOS REIS SOUZA

Esse é meu primeiro ano como pedagoga e conheci o projeto “UNIÃO FAZ A VIDA” . Achei muito interessante, pois através do meu relato de como são meus alunos a nossa orientadora Jussara indica uma expedição que se encaixa com a realidade e com a necessidade da turma.
A partir daí eu, enquanto professora, começo a desenvolver o passo a passo das orientações só mediando e as crianças vão crescendo no desenvolvimento e nos registros, no comportamento e na comunicação umas com as outras.
É interessante porque tudo parte das crianças, do que elas entenderam e conseguem expressar.
É gratificante ver como elas participam na hora da história e o desenvolvimento da imaginação e os registros feitos por elas.
Eu aprendo muito com elas e me sinto realizada com o desenvolvimento e crescimento das mesmas. Com o projeto as crianças e eu aprendemos muito e esta metodologia acrescentou muito para mim.