Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CACHORRO O cachorro tem quatro patas, várias raças, tem vários tamanhos, tipos de pelos, tem várias cores. Não devemos maltratar os animais, temos que dar ração, comidas, água, dar banho, levar ao veterinário.
YURI AUCK DE OLIVEIRA | aluno(a)
Com o projeto, percebi o quanto meu filho começou a se preocupar com os animais. Mudou as atitudes!
Mãe | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história da "A escolinha no fundo do mar"?

Expedição Investigativa

A expedição Investigativa foi realizada através da história A escolinha no fundo do mar.

Objetivos

Conhecer diferentes animais, seus habitats e os cuidados necessários para com os seres vivos.

Comunidade de Aprendizagem

Jheniffer B. de Freitas _ Veterinária

Articulação com o currículo

A construção das práticas pedagógicas na Educação Infantil ilustradas a partir de histórias se constitui um processo amplo de descobertas, criações e construções de conceitos. Por acreditar que as histórias são instrumentos com inúmeras possibilidades de exploração, a HISTÓRIA A ESCOLINHA NO FUNDO DO MAR, de Ruth Rocha, foi utilizada como Expedição Investigativa. A partir da mesma, o tema escolhido pelas crianças foi o CACHORRO e o projeto foi desenvolvido em três momentos que constituíram os Índices Inicial, Formativo e Final. No projeto, as crianças aprenderam, por meio de diferentes estratégias e com o apoio da Comunidade de Aprendizagem, que o cachorro:
 ELE LATE
 ELE VAI PRA RUA
 BRIGA COM O GATO
 ELES COMEM E BEBEM ÁGUA
 ELES TÊM VÁRIOS NOME
 ELES PRECISAM DE CUIDADOS
 TOMAM REMÉDIO
 TOMAM VACINA
 É NECESSÁRIO TROCAR A ÁGUA LAVAR O POTE DE RAÇÃO
 LEVAR AO VETERINÁRIO
 PARTICIPAR DAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO
 NÃO PODEMOS BATER E DEVEMOS CUIDAR DOS ANIMAIS.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa, garantindo experiências estáticas, éticas e democráticas.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL CARMEN ANTONINA SCHNEIDER KAMPFF

Turma
PRÉ II- A

Número de alunos
26

Educadores
LAURA MARIA PINHEIRO DA COSTA

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
ANA MARIA SACCHO
MARIA VANESSA B. FERREIRA

O tema CACHORRO, escolhido pelas crianças através de um processo assemblear democrático, foi um show. Durante o projeto, trabalhamos e aprendemos de forma lúdica e com a efetiva participação das famílias. Exploramos diversos conceitos e garantimos as habilidades relacionadas à coordenação motora, atenção, formas geométricas, dobraduras, cores, conscientização pelos animais e seus cuidados.