CACHORRO
“ O cachorro tem quatro patas, várias raças, tem vários tamanhos, tipos de pelos, tem várias cores. Não devemos maltratar os animais, temos que dar ração, comidas, água, dar banho, levar ao veterinário.
YURI AUCK DE OLIVEIRA | aluno(a)
“ Com o projeto, percebi o quanto meu filho começou a se preocupar com os animais. Mudou as atitudes!
Mãe | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história da "A escolinha no fundo do mar"?
Expedição Investigativa
A expedição Investigativa foi realizada através da história A escolinha no fundo do mar.
Objetivos
Conhecer diferentes animais, seus habitats e os cuidados necessários para com os seres vivos.
Comunidade de Aprendizagem
Jheniffer B. de Freitas _ Veterinária
Articulação com o currículo
A construção das práticas pedagógicas na Educação Infantil ilustradas a partir de histórias se constitui um processo amplo de descobertas, criações e construções de conceitos. Por acreditar que as histórias são instrumentos com inúmeras possibilidades de exploração, a HISTÓRIA A ESCOLINHA NO FUNDO DO MAR, de Ruth Rocha, foi utilizada como Expedição Investigativa. A partir da mesma, o tema escolhido pelas crianças foi o CACHORRO e o projeto foi desenvolvido em três momentos que constituíram os Índices Inicial, Formativo e Final. No projeto, as crianças aprenderam, por meio de diferentes estratégias e com o apoio da Comunidade de Aprendizagem, que o cachorro:
ELE LATE
ELE VAI PRA RUA
BRIGA COM O GATO
ELES COMEM E BEBEM ÁGUA
ELES TÊM VÁRIOS NOME
ELES PRECISAM DE CUIDADOS
TOMAM REMÉDIO
TOMAM VACINA
É NECESSÁRIO TROCAR A ÁGUA LAVAR O POTE DE RAÇÃO
LEVAR AO VETERINÁRIO
PARTICIPAR DAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO
NÃO PODEMOS BATER E DEVEMOS CUIDAR DOS ANIMAIS.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, garantindo experiências estáticas, éticas e democráticas.