Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Vida Rural “O passeio foi muito legal nós vimos galinhas, vacas, bois e também um bezerrinho que tinha acabado de nascer, me mostraram coisas que eu não conhecia, adorei o passeio.” Marco Antônio Weber
Marco Antônio Weber | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como é a vida na zona rural, como vivem o que fazem as pessoas na zona rural?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu na propriedade rural da Professora do 3º ano "B" Ilenise Schwingel Baierle, e a mesma surgiu dos questionamentos dos alunos as professoras de conhecer o sítio para a observação de várias espécies de animais, áreas cultivadas naquele ambiente, conhecerem instrumentos de trabalho utilizados no dia-dia, podendo observar a classe que cada um dos animais pertence bem como suas características, construção das casas e como as pessoas vivem, como se divertem, quais são as atividades recreativas desenvolvidas pelas crianças no campo antigamente e nos dias atuais e como se conhecem.

Objetivos

- Conhecer, valorizar e relacionar situações, lugares e o modo de vidas das pessoas da zona rural do município; Proporcionar aos alunos momentos de vivências, de sensações e percepções sobre a natureza e a vida no meio rural, trazendo o conhecimento teórico trabalhado em sala de aula para a realidade concreta; Despertar nos alunos a consciência sobre as características e propriedades nutritivas dos alimentos sem o uso de agrotóxicos;

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores e comunidade local.

Articulação com o currículo

Uma perspectiva interdisciplinar, este projeto envolveu conteúdos das disciplinas curriculares referentes à série:\Geografia: O tempo e o trabalho no meio rural; diferentes papéis no muno do trabalho.\História: Contextualização passado e presente (como era e como é hoje), Organização da produção: o que, quem, como, para que, para quem se produz. \Ciências: Aliar a o conhecimento teórico com a prática, vivenciando a diversidade e as características do reino dos animais, bem como a ciclo de vida e a reprodução dos mesmos. \Empreendedorismo: Diferenciar a zonar rural da zona urbana, compreender como as pessoas vivem em cada meio e quais os recursos existentes.\Educação Física: brincadeiras do passado e do presente.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A curiosidade dos alunos surgiu a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática, na qual se trabalhava tempo e o trabalho no meio rural, formas de trabalho, atividades de lazer, brincadeiras, tipos de animais presentes nesse ambiente. Partimos, então, para a expedição investigativa. Retornando à sala de aula, os alunos decidiram pelo tema sobre a vida rural.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Pedro Álvares Cabral- Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Turma
3º ano B

Número de alunos
16

Educadores
Anelise Moreira Borges Macedo\Marinice Bencke Sotoriva

Estado
Paraná

Município
Santa Helena

Cooperativa
SICREDI VANGUARDA PR/SP/RJ

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO ROQUE

Apoiadores
Sítio Baierle e Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

"Foi muito significativo esse trabalho, pois com a realização das atividades foi possível aproximar as crianças ao meio rural, momento em que elas puderam ver, tocar e experimentar as coisas que estão presentes na vida no campo, aprenderam com alegria, o que foi muito válido." Professora Ilenise Schwingel Baierle