Vida Rural
                                                                	“ “O passeio foi muito legal nós vimos galinhas, vacas, bois e também um bezerrinho que tinha acabado de nascer, me mostraram coisas que eu não conhecia, adorei o passeio.” Marco Antônio Weber                                    
                                     Marco Antônio Weber | aluno(a) 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como é a vida na zona rural, como vivem o que fazem as pessoas na zona rural?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A expedição investigativa aconteceu na propriedade rural da Professora do 3º ano "B" Ilenise Schwingel Baierle, e a mesma surgiu dos questionamentos dos alunos as professoras de conhecer o sítio para a observação de várias espécies de animais,  áreas cultivadas naquele ambiente, conhecerem instrumentos de trabalho utilizados no dia-dia, podendo observar a classe que cada um dos animais pertence bem como suas características, construção das casas e como as pessoas vivem, como se divertem, quais são as atividades recreativas desenvolvidas pelas crianças no campo antigamente e nos dias atuais e como se conhecem. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 - Conhecer, valorizar e relacionar situações, lugares e o modo de vidas das pessoas da zona rural do município; Proporcionar aos alunos momentos de vivências, de sensações e percepções sobre a natureza e a vida no meio rural, trazendo o conhecimento teórico trabalhado em sala de aula para a realidade concreta; Despertar nos alunos a consciência sobre as características e propriedades nutritivas dos alimentos sem o uso de agrotóxicos; 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, professores e comunidade local. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Uma perspectiva interdisciplinar, este projeto envolveu conteúdos das disciplinas curriculares referentes à série:\Geografia: O tempo e o trabalho no meio rural; diferentes papéis no muno do trabalho.\História: Contextualização passado e presente (como era e como é hoje), Organização da produção: o que, quem, como, para que, para quem se produz. \Ciências: Aliar a o conhecimento teórico com a prática, vivenciando a diversidade e as características do reino dos animais, bem como a ciclo de vida e a reprodução dos mesmos. \Empreendedorismo: Diferenciar a zonar rural da zona urbana, compreender como as pessoas vivem em cada meio e quais os recursos existentes.\Educação Física: brincadeiras do passado e do presente. 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 A curiosidade dos alunos surgiu a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática, na qual se trabalhava tempo e o trabalho no meio rural, formas de trabalho, atividades de lazer, brincadeiras, tipos de animais presentes nesse ambiente. Partimos, então, para a expedição investigativa. Retornando à sala de aula, os alunos decidiram pelo tema sobre a vida rural.