Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com as Fábulas “Já no início do projeto imaginei o quanto nós iríamos aprender, pois nas fábulas os animais são os personagens. Também refletimos que muitas pessoas maltratam os animais sem que eles tenham como se defender. Enfim aprendemos muito, conversamos, teve muita risada, foi muito bom”.
Gabrieli Cristina Simon | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que está escondido dentro desta história?

Expedição Investigativa

Ocorreu dentro do espaço escolar com o interesse dos alunos por este gênero textual nos momentos de leitura.

Objetivos

Desenvolver através de fábulas momentos de descontração e criatividade na leitura, interpretação, criação artística e produção de textos. Proporcionar aos alunos condições de conhecerem e valorizarem os clássicos da literatura infantil.

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos têm contato com os baús de leitura da Escola e foi onde surgiu o interesse por este gênero textual. Esta leitura foi também direcionada para casa onde com a família deveriam ler e criar a própria opinião sobre a história (moral da história). A professora também fez a leitura para a turma onde eram ouvintes e ,mas com o objetivo de compreender o ensinamento que a fábula transmite.

Articulação com o currículo

Ciências: alimentação, cadeia alimentar, classificação dos animais, tempo de gestação;
Geografia: transformação nas paisagens, produção de alimentos, construção de maquetes.
História: tipos de moradia, respeito e solidariedade.
Língua Portuguesa: interpretação e produção de texto coletivo e individual, ortografia, pesquisas.
Matemática: medidas de tempo, massa, situações problemas, estimativas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal do Campo São João

Turma
3º Ano A

Número de alunos
20

Educadores
Cassiane Meinelecki

Estado
Paraná

Município
Quitandinha

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO PR/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SICREDI QUITANDINHA

Apoiadores
Equipe pedagógica, pais

“Desenvolver este projeto foi muito importante porque consegui aprofundar o entendimento sobre fábulas e melhorar a interpretação e produção textual dos alunos. Percebi as necessidades individuais e busquei novas possibilidades e estratégias para atingir a turma toda”.