Aprendendo com as Fábulas
“ “Já no início do projeto imaginei o quanto nós iríamos aprender, pois nas fábulas os animais são os personagens. Também refletimos que muitas pessoas maltratam os animais sem que eles tenham como se defender. Enfim aprendemos muito, conversamos, teve muita risada, foi muito bom”.
Gabrieli Cristina Simon | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que está escondido dentro desta história?
Expedição Investigativa
Ocorreu dentro do espaço escolar com o interesse dos alunos por este gênero textual nos momentos de leitura.
Objetivos
Desenvolver através de fábulas momentos de descontração e criatividade na leitura, interpretação, criação artística e produção de textos. Proporcionar aos alunos condições de conhecerem e valorizarem os clássicos da literatura infantil.
Comunidade de Aprendizagem
Os alunos têm contato com os baús de leitura da Escola e foi onde surgiu o interesse por este gênero textual. Esta leitura foi também direcionada para casa onde com a família deveriam ler e criar a própria opinião sobre a história (moral da história). A professora também fez a leitura para a turma onde eram ouvintes e ,mas com o objetivo de compreender o ensinamento que a fábula transmite.
Articulação com o currículo
Ciências: alimentação, cadeia alimentar, classificação dos animais, tempo de gestação;
Geografia: transformação nas paisagens, produção de alimentos, construção de maquetes.
História: tipos de moradia, respeito e solidariedade.
Língua Portuguesa: interpretação e produção de texto coletivo e individual, ortografia, pesquisas.
Matemática: medidas de tempo, massa, situações problemas, estimativas.