Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cantigas Infantis
Pergunta Exploratória

Porque é importante a música para bebês

Expedição Investigativa

Foi realizada no mês de julho com músicas infantil e instrumentos infantis, chocalhos, sanfonas e pianinho a professora tocou gaita, aproveitamos este momento para interagir com os bebês do berçário I A.
O tema proposto visa à estimulação e o interesse da criança pelas canções infantis e brincadeiras.
Nesta fase a criança esta descobrindo o mundo, as vivencias na infância são cruciais no desenvolvimento da criança e se refletem durante toda vida.

Objetivos

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
Devido à idade dos alunos trabalhamos com musicalização no processo de construção do conhecimento, desenvolvendo a sensibilidade à criatividade, ritmo, imaginação e memoria.
Explorar a linguagem oral.
Desenvolver o raciocínio lógico.
Desenvolver a expressão corporal e a coordenação motora ampla e fina.
Desenvolver a percepção auditiva e visual.

Comunidade de Aprendizagem

As merendeiras Tainá e Sueli trouxeram legumes, frutas e verduras para mostrar para os bebês, eles pegaram olhavam e levavam até a boca eles gostaram. Cantamos a música O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM.
Elas fizeram uma sopa e mostraram para eles e explicou que foi feita com legumes como aqueles que elas tinham trazido antes pra eles, depois servimos a sopa para os bebês.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e escrita
Historias diversas
Musicas diversa
Conceitos matemáticos
Números e quantidades
Arte, movimento e música.
Cores
Danças diversas e gestos
Expressões faciais
Encaixes
Natureza e sociedade
Alimentação
Massagem
Contato com os animais através da música.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por meio do desenvolvimento do projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa; maior autonomia dos alunos e professores no processo de construção do conhecimento; muitas possibilidades de trabalho em grupo, criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possamos criar juntos uma educação de qualidade. Família e escola trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil ProfessoraMaria das Dores de Alcântara

Turma
Berçário IG

Número de alunos
21

Educadores
Joziane Oliveira Sales

Estado
Paraná

Município
Terra Boa

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TERRA BOA

Apoiadores
Fabiana Piccioli Maina
Joselaine Bahs da Silva
Beatriz Neriz Ferreira
Raine da Silva Xavier
Layane Cinte Bovo

No decorrer do projeto podemos ver o desenvolvimento dos bebês de uma forma fascinante que requer estímulos adequados e um ambiente estável, com carinho e afeto, fortalecendo cada dia mais o vinculo e confiança entre os educadores e alunos.
Foi muito gratificante ver o crescimento de cada bebê e seu potencial.
Joziane Oliveira Sales | Professor(a)