Cantigas Infantis
Pergunta Exploratória
Porque é importante a música para bebês
Expedição Investigativa
Foi realizada no mês de julho com músicas infantil e instrumentos infantis, chocalhos, sanfonas e pianinho a professora tocou gaita, aproveitamos este momento para interagir com os bebês do berçário I A.
O tema proposto visa à estimulação e o interesse da criança pelas canções infantis e brincadeiras.
Nesta fase a criança esta descobrindo o mundo, as vivencias na infância são cruciais no desenvolvimento da criança e se refletem durante toda vida.
Objetivos
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
Devido à idade dos alunos trabalhamos com musicalização no processo de construção do conhecimento, desenvolvendo a sensibilidade à criatividade, ritmo, imaginação e memoria.
Explorar a linguagem oral.
Desenvolver o raciocínio lógico.
Desenvolver a expressão corporal e a coordenação motora ampla e fina.
Desenvolver a percepção auditiva e visual.
Comunidade de Aprendizagem
As merendeiras Tainá e Sueli trouxeram legumes, frutas e verduras para mostrar para os bebês, eles pegaram olhavam e levavam até a boca eles gostaram. Cantamos a música O QUE QUE TEM NA SOPA DO NENÉM.
Elas fizeram uma sopa e mostraram para eles e explicou que foi feita com legumes como aqueles que elas tinham trazido antes pra eles, depois servimos a sopa para os bebês.
Articulação com o currículo
Linguagem oral e escrita
Historias diversas
Musicas diversa
Conceitos matemáticos
Números e quantidades
Arte, movimento e música.
Cores
Danças diversas e gestos
Expressões faciais
Encaixes
Natureza e sociedade
Alimentação
Massagem
Contato com os animais através da música.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por meio do desenvolvimento do projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa; maior autonomia dos alunos e professores no processo de construção do conhecimento; muitas possibilidades de trabalho em grupo, criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possamos criar juntos uma educação de qualidade. Família e escola trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa.