DIVERSIDADE DE FAMÍLIAS
Pergunta Exploratória
Quem são os animais, os animais têm famílias?
Expedição Investigativa
Analisando as respectivas respostas dos alunos, verificou-se que alguns alunos não sabiam responder, outros falavam o nome de alguns animais como cachorro, gato. Ficando de lado o pai, mãe e irmão, deixando a intender que não manifestava o termo família para tal ocasião.
Objetivos
No convívio diário com os alunos pode-se perceber a dificuldade na relação com os animais, eles têm dificuldade em saber o termo família, não sabem que cada espécie de animal também é constituída por uma família. O objetivo é buscar um melhor desenvolvimento para os mesmos por meio de brincadeiras onde será falado, mostrado/ilustrado para as crianças a historia de alguns animais e assim através de brincadeiras trocando momentos de interação, vivenciaremos como alguns animais andam, correm, pulam. Assim propiciando um aprendizado de vivencia de mundo com crianças de suas idades.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 20 de julho de 2018 foi realizado um passeio a um sitio para observarmos de perto a diversidade dos animais, as famílias (porcos, boi, cavalo, peixes, galo, galinha e pintinhos), onde eles vivem, o que eles comem, como se alimentam, ajudamos a dar alimentos aos animais. E por fim fizemos um piquenique.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• Incentivar e permitir a fala da criança em todas atividades e brincadeiras possíveis, ampliando dessa forma, o seu vocabulário, utilizando as músicas e brincadeiras que estimule a fantasia da criança;
• Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar-se e relatar suas vivencias em situações do cotidiano.
NATUREZA E SOCIEDADE
• Esquema corporal;
• Expressões faciais;
• Conhecimento do corpo e sua identidade;
MATEMÁTICA
• Lateralidade;
MÚSICA E MOVIMENTO
• Trabalhar esquema corporal e lateralidade através de danças e ritmos;
• Desenvolver a percepção auditiva através de músicas com diferentes tonalidades de sons;
• Familiarizar-se com o corpo;
• Movimentar-se com destreza progressiva no espaço, ao andar, correr, pular, rolar engatinhar, saltar, e arrastar-se, desenvolvendo atitude e confiança nas próprias capacidades motoras;
• Brincar com a música, imitar.
ARTE
• Produção de desenhos;
• Confecção de cartazes/ou murais coletivo
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Por meio do desenvolvimento do projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa; criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possamos criar juntos uma educação de qualidade. Família e escola trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa e uma educação de qualidade para todos.