Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

DIVERSIDADE DE FAMÍLIAS
Pergunta Exploratória

Quem são os animais, os animais têm famílias?

Expedição Investigativa

Analisando as respectivas respostas dos alunos, verificou-se que alguns alunos não sabiam responder, outros falavam o nome de alguns animais como cachorro, gato. Ficando de lado o pai, mãe e irmão, deixando a intender que não manifestava o termo família para tal ocasião.

Objetivos

No convívio diário com os alunos pode-se perceber a dificuldade na relação com os animais, eles têm dificuldade em saber o termo família, não sabem que cada espécie de animal também é constituída por uma família. O objetivo é buscar um melhor desenvolvimento para os mesmos por meio de brincadeiras onde será falado, mostrado/ilustrado para as crianças a historia de alguns animais e assim através de brincadeiras trocando momentos de interação, vivenciaremos como alguns animais andam, correm, pulam. Assim propiciando um aprendizado de vivencia de mundo com crianças de suas idades.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 20 de julho de 2018 foi realizado um passeio a um sitio para observarmos de perto a diversidade dos animais, as famílias (porcos, boi, cavalo, peixes, galo, galinha e pintinhos), onde eles vivem, o que eles comem, como se alimentam, ajudamos a dar alimentos aos animais. E por fim fizemos um piquenique.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• Incentivar e permitir a fala da criança em todas atividades e brincadeiras possíveis, ampliando dessa forma, o seu vocabulário, utilizando as músicas e brincadeiras que estimule a fantasia da criança;
• Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar-se e relatar suas vivencias em situações do cotidiano.
NATUREZA E SOCIEDADE
• Esquema corporal;
• Expressões faciais;
• Conhecimento do corpo e sua identidade;
MATEMÁTICA
• Lateralidade;
MÚSICA E MOVIMENTO
• Trabalhar esquema corporal e lateralidade através de danças e ritmos;
• Desenvolver a percepção auditiva através de músicas com diferentes tonalidades de sons;
• Familiarizar-se com o corpo;
• Movimentar-se com destreza progressiva no espaço, ao andar, correr, pular, rolar engatinhar, saltar, e arrastar-se, desenvolvendo atitude e confiança nas próprias capacidades motoras;
• Brincar com a música, imitar.
ARTE
• Produção de desenhos;
• Confecção de cartazes/ou murais coletivo

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Por meio do desenvolvimento do projeto notamos mais envolvimento, prazer e interesse dos alunos para com uma aprendizagem significativa; criando condições de cooperação e gerando novas formas de aprendizagem, maior compreensão dos conteúdos tendo em vista sua abordagem contextualizada. Nós, enquanto escola, tentamos envolver o máximo as famílias em tudo que realizamos durante o projeto, mas nem todos nos deram as respostas esperadas para cada atividade que os professores de alguma forma enviaram para casa para que as crianças pudessem fazer junto com seus pais. Ainda precisamos trabalhar muito mais a questão familiar para que todos possamos criar juntos uma educação de qualidade. Família e escola trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa e uma educação de qualidade para todos.

Ficha Técnica
Escola
Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores de Alcântara

Turma
MATERNAL 1D

Número de alunos
18

Educadores
CRISTIANE DE FÁTIMA ASTUN

Estado
Paraná

Município
Terra Boa

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TERRA BOA

Apoiadores
BRUNA DE MELO FERREIRA

O projeto fez com que as crianças aprendessem sobre os animais, quais os animais que tem em nosso mundo, existem animais pequenos, grandes, animais que rastejam, que voam, que correm, que anda devagar e rápido, tem animais de várias cores. Alguns animais antes de nascer cresce na barriga da mamãe, outros se desenvolvem no ovo.
O entusiasmo e o interesse das crianças pelos animais foram empolgantes, com isso eles aprenderam que os animais também têm famílias.
CRISTIANE DE FÁTIMA ASTUN | Professor(a)