Diversão através da matemática!
“ Achei muito legal, porque aprendemos a matemática de forma divertida, além da aprovação das pessoas que tiveram a oportunidade de participar da brincadeira.
Aluna Luiza Bianchini | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Quais jogos podemos criar na escola para aprender matemática e desenvolver o raciocínio?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através de uma pesquisa na internet, onde os alunos buscaram inspirações sobre jogos possíveis de serem construídos na escola. Jogos estes voltados para a matemática.
A partir desta pesquisa os alunos já conseguiram visualizar que a maioria dos jogos podem ser reformulados conforme o que se quer, isto é, trabalhar a tabuada, as operações ou o conteúdo desenvolvido.
Objetivos
Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina, através de recursos pedagógicos que despertem no aluno o interesse e o gosto pelo estudo da mesma, mostrando assim que a Matemática pode ser aprendida através de jogos e brincadeiras, facilitando a assimilação, a compreensão e o raciocínio lógico.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora e parceiros da livraria
Família e alunos
Articulação com o currículo
Tabuada, Raciocínio Lógico, 4 operações, Criatividade, Cooperação - Explorar e confeccionar jogos envolvendo a tabuada.
- Apresentar os jogos aos colegas e após desenvolvê-los em sala de aula.
-Aplicar os jogos confeccionados com os alunos do 4º e 5º ano
- Confecção de um baú para os jogos confeccionados e deixar para que toda a escola possa usar
Raciocínio logico Passeio ou visita do pessoal da livraria Shazan para a realização de jogos de raciocínio.
Raciocínio e criatividade Desafio da família – confeccionar um jogo com a família
Tabuada e 4 operações Explorar jogos matemáticos de realidade aumentada (jogos neurions)
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar do momento de pesquisa os alunos juntamente com a professora socializaram sobre os jogos que encontraram na internet, bem como, os jogos que eles já conhecem.
Também neste momento foi escolhido o nome do projeto com a turma, o qual escolheram “Diversão através da matemática”
Sugestões do nome do projeto e escolha através de votação: