Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Diversão através da matemática! Achei muito legal, porque aprendemos a matemática de forma divertida, além da aprovação das pessoas que tiveram a oportunidade de participar da brincadeira.
Aluna Luiza Bianchini | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Quais jogos podemos criar na escola para aprender matemática e desenvolver o raciocínio?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através de uma pesquisa na internet, onde os alunos buscaram inspirações sobre jogos possíveis de serem construídos na escola. Jogos estes voltados para a matemática.
A partir desta pesquisa os alunos já conseguiram visualizar que a maioria dos jogos podem ser reformulados conforme o que se quer, isto é, trabalhar a tabuada, as operações ou o conteúdo desenvolvido.

Objetivos

Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina, através de recursos pedagógicos que despertem no aluno o interesse e o gosto pelo estudo da mesma, mostrando assim que a Matemática pode ser aprendida através de jogos e brincadeiras, facilitando a assimilação, a compreensão e o raciocínio lógico.

Comunidade de Aprendizagem


Alunos, professora e parceiros da livraria
Família e alunos


Articulação com o currículo

Tabuada, Raciocínio Lógico, 4 operações, Criatividade, Cooperação - Explorar e confeccionar jogos envolvendo a tabuada.
- Apresentar os jogos aos colegas e após desenvolvê-los em sala de aula.
-Aplicar os jogos confeccionados com os alunos do 4º e 5º ano
- Confecção de um baú para os jogos confeccionados e deixar para que toda a escola possa usar
Raciocínio logico Passeio ou visita do pessoal da livraria Shazan para a realização de jogos de raciocínio.
Raciocínio e criatividade Desafio da família – confeccionar um jogo com a família
Tabuada e 4 operações Explorar jogos matemáticos de realidade aumentada (jogos neurions)

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornar do momento de pesquisa os alunos juntamente com a professora socializaram sobre os jogos que encontraram na internet, bem como, os jogos que eles já conhecem.
Também neste momento foi escolhido o nome do projeto com a turma, o qual escolheram “Diversão através da matemática”
Sugestões do nome do projeto e escolha através de votação:

Ficha Técnica
Escola
EMEF Sílvio Aquino

Diretor
Leonice Regina Kowalski

Turma
6º ano

Número de alunos
16

Educadores
Caroline Viero

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santiago

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SANTIAGO VILA NOVA

Apoiadores
Família
Comunidade Escolar

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazaroli
Sempre tive um receio de realizar um projeto, mas com este acabei me surpreendendo, pois, os alunos se empenharam e demonstraram interesse e a realização do mesmo, me deixando encantada com o resultado e a criatividade dos participantes. Professora Carol Viero
Professora Carol Viero | Professor(a)