Minha Escola, nosso segundo lar.
Pergunta Exploratória
Como explorar cada projeto para ver o que poderíamos aproveitar como objeto de aprendizagem?
Expedição Investigativa
Manteremos a horta com produção de verduras, a produção de biscoitos e bolachas a base de erva-doce, vamos começar a estudar sobre produção de mudas de flores e possibilidades de fabricação de saches, travesseiro perfumado, etc, utilizando chás e ervas medicinais secas, bem como a produção de repelente caseiro para uso principalmente na escola durante período de maior manifestação dos mosquitos.
Objetivos
Diagnosticar fatores relevantes que possam contribuir e interferir nas práticas pedagógicas em sala de aula, valorizar a opinião dos alunos em relação à realidade escolar que os envolve, bem como instigar estes para uma percepção e analise critica acerca de duas ações de aprendizagem, através dos princípios do cooperativismo.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Porcentagem; Medidas de comprimento e capacidade; Frações; Volume; Sistema monetário; Produção textual sobre os benefícios das verduras para nossa alimentação; Utilização de multimídia: Pesquisa para ver o que é necessário por na terra para se tornar fértil e produtos naturais para o combate de pragas nas hortaliças; Natureza, ambientes e qualidade de vida; Paisagens, relevo e economia local e regional; Clima: do lugar do aluno, Produção,:circulação e consumo de mercadorias: industrias, agropecuária, mineração e artesanato; Relação do homem com a natureza; Educação ambiental; Economia, educação financeira e sustentabilidade; Utilização de multimídia: pesquisa na internet sobre receitas de repelente caseiro; Produção textual; Quais as doenças que o mosquito pode transmitir. Biodiversidade; Realização de experiências; Introdução a química x meio ambiente; Substancias e suas fórmulas; Valores; Hábitos alimentares para manutenção da saúde do organismo; Nutrição; Musicalidade.