Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Minha Escola, nosso segundo lar.
Pergunta Exploratória

Como explorar cada projeto para ver o que poderíamos aproveitar como objeto de aprendizagem?

Expedição Investigativa

Manteremos a horta com produção de verduras, a produção de biscoitos e bolachas a base de erva-doce, vamos começar a estudar sobre produção de mudas de flores e possibilidades de fabricação de saches, travesseiro perfumado, etc, utilizando chás e ervas medicinais secas, bem como a produção de repelente caseiro para uso principalmente na escola durante período de maior manifestação dos mosquitos.

Objetivos

Diagnosticar fatores relevantes que possam contribuir e interferir nas práticas pedagógicas em sala de aula, valorizar a opinião dos alunos em relação à realidade escolar que os envolve, bem como instigar estes para uma percepção e analise critica acerca de duas ações de aprendizagem, através dos princípios do cooperativismo.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Porcentagem; Medidas de comprimento e capacidade; Frações; Volume; Sistema monetário; Produção textual sobre os benefícios das verduras para nossa alimentação; Utilização de multimídia: Pesquisa para ver o que é necessário por na terra para se tornar fértil e produtos naturais para o combate de pragas nas hortaliças; Natureza, ambientes e qualidade de vida; Paisagens, relevo e economia local e regional; Clima: do lugar do aluno, Produção,:circulação e consumo de mercadorias: industrias, agropecuária, mineração e artesanato; Relação do homem com a natureza; Educação ambiental; Economia, educação financeira e sustentabilidade; Utilização de multimídia: pesquisa na internet sobre receitas de repelente caseiro; Produção textual; Quais as doenças que o mosquito pode transmitir. Biodiversidade; Realização de experiências; Introdução a química x meio ambiente; Substancias e suas fórmulas; Valores; Hábitos alimentares para manutenção da saúde do organismo; Nutrição; Musicalidade.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio Dias

Diretor
Silvane Piffer de Borba

Turma
5º a 9º ano

Número de alunos
45

Educadores
Daiana Cristina Neitzke Sala

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Comunidade Escolar.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Devemos nos motivar a utilizar o tempo na escola para fazermos o melhor, sempre pensando nos alunos. O aluno aprende a partir do que eu, enquanto educador transmito. Precisamos querer mudar nossa visão e aprimorar nossos conhecimentos, inseridos nas características próprias da cooperação, tais como: dialogo, respeito, solidariedade, troca de informações, pensar juntos, ter objetivos comuns, entre outros. Desta forma, estaremos ofertando possibilidades a estes educandos, para que em um futuro próximo, possam fazer a diferença.
Daiana Cristina Neitzke Sala | Professor(a)