A vida que brota da natureza: aromas, cores e sabores...
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que o senhor produz em sua propriedade?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Método para chegar a pergunta: antecedendo a nosso pesquisa a campo, instigamos os alunos sobre a nossa pesquisa investiga, fazendo um breve dialogo sobre sua importância, como os educandos estariam se organizando e o local de nosso passeio/pesquisa: propriedade rural do senhor Erno e Maria Waimer. Na sequência, os educandos acompanhado da educadora se deslocaram ao pátio da escola, para receber indicações de onde se encontrava as pistas para descobrirmos qual seria a pergunta norteadora. Neste momento, com antecedência a educadora distribuiu peças do quebra-cabeça que formaria a pergunta norteadora, pelo ambiente escolar, e iniciou-se a caça pelas peças do quebra cabeça, anunciando algumas pistas dos supostos locais. Encontrado todas as peças, os educandos juntos montaram o quebra cabeça descobrindo a pergunta norteadora: o que o senhor produz em sua propriedade? 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Despertar na criança o interesse por uma alimentação saudável e o gosto pela produção de seu próprio alimento. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Erno Weimer 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Apontar utilidades das plantas; Refletir sobre novas formas de plantio, cultivo e colheita de certas plantas; Constatar a importância do solo para crescimento das plantas; Identificar e pesquisar a importância dos solos protegidos e cobertos de plantas; Expressão oral; Produção textual; Perceber a semelhança e diferença entre a linguagem oral e escrita; Participar das interações orais em sala de aula, com liberdade, desenvoltura respeito aos interlocutores, para resolver conflitos e criar soluções; Conhecer os tipos de solos e sua correção; Reconhecer condições para o desenvolvimento e preservação da saúde; atitudes, comportamentos favoráveis à saúde em relação a alimentação e higiene alimentar; Ter hábitos alimentares saudáveis; Participar das interações orais em sala de aula e em outros ambientes escolares com atitudes de cooperação e respeito; Opinar em discussões e debates na sala de aula, sobre questões emergentes no cotidiano escolar ou sobre informações lidas, argumentando.