Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Imaginando, brincando e aprendendo através das histórias!
Pergunta Exploratória

Qual a sua história favorita?

Expedição Investigativa

Em sala de aula conversou-se com os alunos sobre a sua história favorita. Na sequência visitamos diferentes espaços da escola, como o cantinho da leitura e a biblioteca. Neste local todos tiveram a oportunidade de pegar o livro com o que se identificaram no momento e manusear o mesmo. Nesses espaços os alunos demonstraram grande interesse pelos livros e pelas histórias que neles tinha.

Objetivos

Proporcionar momentos de contação de histórias que possibilitem recontar a história, reconhecer os personagens e se encantar com a fantasia. Desenvolver a expressão oral e corporal, através de cantigas e brincadeiras.

Comunidade de Aprendizagem

Roque Hartmann e Marta Hartmann, Dulce Maria Correia, Eni de Moura, Lucia Amaral Weber, Pedro Paulo Dimkoski e Lidia Szerwieski Dinkoski. Ireni Teresinha dos Santos, Irene Richter Flech, Ermida Lurdes da Rocha, Zeni Sorgtez Becker, Noemi de Moura, Noeli de Moura.

Articulação com o currículo

Expressar-se livremente por meios desenhos, pinturas, colagem, dobraduras, criando diferentes personagens das histórias infantis; Desenho; Releitura de imagem; Técnicas de pintura; Coordenação motora ampla e fina; Desenvolver a empatia pelo outro percebendo que o outro tem diferentes maneiras de pensar e agir; Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; Apresentação de diferentes tipos de letras, maiúsculas e minúsculas. Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; Reproduzir suas histórias orais através de desenho; Exploração de diferentes tipos de materiais (texturas); Sequência lógica, começo meio e fim. Leitura de imagens; Confecção de brinquedos das diferentes culturas; Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; Dramatização, atenção, concentração, limites. Eu/família/casa, estudo e valorização da família;


Ficha Técnica
Escola
E.M. E. I. Meu Primeiro Passo.

Diretor
Daiani Temís Gonsatto.

Turma
Pré II

Número de alunos
18

Educadores
Rosimere Lucia Tamiozzo Giacomini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
Família e comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Neste ano pude perceber o grande envolvimento dos alunos com o projeto, o que levou a um maior desenvolvimento e consequentemente a uma maior evolução da turma. Sinto-me realizada e muito satisfeita com os resultados que conquistamos dentro do Projeto do Programa a União Faz A Vida neste ano de 2018.

Repercussão na mídia

TRABALHANDO COM PROJETOS NA E.M.E.I. MEU PRIMEIRO PASSO\nA turma do Pré-escolar II da E.M.E.I. Meu Primeiro Passo, desenvolveu o Projeto: Imaginando, Brincando e Aprendendo Através das histórias! Nossa expedição surgiu através das histórias que os pais contavam em casa. O projeto teve como objetivo principal seguir uma sequência de estudos, com organização prévia e delimitação dos caminhos, com objetivos e metodologias claras, criando condições para que os alunos expandissem seus conhecimentos através do lúdico. Durante o decorrer do ano letivo se trabalhou várias ações, envolvendo a participação da família nas ações do projeto, compartilhando momentos de aprendizagem e proporcionando um trabalho coletivo, como ocorreu nas ações, o Chá dos Avós, a confecção de brinquedo através da história com a família e diversas atividades que foram realizadas na escola.