Família na Escola- Respeito
“ Para nós foi e está sendo muito gratificante. Nosso filho ver e aprender com essa conexão de pais/escola. Seu desenvolvimento melhorou muito e nós como família também melhoramos em conjunto com esse projeto que faz e mostra a real importância da nossa participação, juntamente com a escola. Deixo aqui meu agradecimento e prontidão para com todos e tudo o que foi preciso.
Rafaela Braz | responsável
Pergunta Exploratória
O que vocês ouviram nessa conversa?
Expedição Investigativa
As crianças cantaram juntas e se interessaram muito. Todos participaram cada um falando como é sua família, nomes e membros.
Objetivos
Esse tema terá o intuito de desenvolver através da família na escola, a melhor interação da própria família no ambiente escolar , visando assim, incentivar e estimular o interesse das famílias na participação na vida escolar dos seus filhos na escola, e no melhor desenvolvimento. Sempre com direcionamento de trabalhar muito o lúdico, desenvolvendo o aspecto físico e motor, favorecendo a comunicação e ajudando a construção do conhecimento social da realidade em que cada um vive formando assim valores e conceitos que leva a criança a se desenvolver melhor, ajudando na parte afetiva sendo mais prazerosa a aprendizagem e significativa. As famílias são o melhor recurso para trabalhar à sensibilização das crianças com o propósito de conseguir mudança de atitudes comportamentais.
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar envolvendo a família nas atividades da escola.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem aconteceu no Centro de Educação, foi feito uma contação de história, utilizando a Caravana da Leitura do nosso amigo e parceiro Josivan no dia 05/07/2018. Oportunizamos nossos alunos a conhecer novos livros. A professora Rosana Regli contou a história: A árvore generosa. Falou sobre a importância do respeito.
Articulação com o currículo
Identidade e Autonomia: possibilitar a formação da criança a partir das relações sócio-histórico-cultural.
Conhecimento de Mundo: Refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento.
Movimento: O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor. Expressividade: Expressão Corporal; Percepções. Coordenação e Equilíbrio: Coordenação Ampla; Coordenação Fina e Coordenação Viso-Motor. Produção: exploração e expressão, por meio da prática artística, desenvolvendo um percurso poético pessoal. Música: musicalização
Língua Portuguesa: Linguagem Oral e Escrita; Contação e dramatização de histórias e Ampliação do vocabulário. Natureza e Sociedade: Grupos Sociais: A criança e a Família; A criança e o Contexto Social: Seres Vivos; Seres Humanos, animais e vegetais. Pensamento Lógico-Matemático: Função social do número; Noções de quantidade; conceitos matemáticos.