Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A Fantástica fábrica dos sons Nossa filha é uma menina muito falante e desde bem pequena adorava ouvir canções, e logo após começar a falar já cantava alguns trechos de canções que aprendia na escola ou em casa. Durante este ano desenvolveu ainda mais esse lado musical, pois vive cantarolando e adora dançaras coreografias de músicas infantis que assiste na televisão. Percebemos que foi muito bem trabalhado em sala a questão dos sons, pois nossa filha tem mais curiosidade em identificar sons como: bater tampas, latinhas... Quando solicitado pela professora para levar alguns materiais para o painel musical, Sofia estava empolgada em procurar. Nos fala sobre o painel musical que tem na sala e até pronuncia algumas notas musicais. Parabéns aos professores por esse projeto!
Mauricéia e João Paulo | responsável
Pergunta Exploratória

Que sons são esses?

Expedição Investigativa

A expedição começou no refeitório da escola, momento em que os alunos perceberam o som que vinha do ventilador que estava localizado na sala ao lado da mesa de refeição. Após esse momento organizou-se um biombo no ambiente externo, para exploração dos diferentes sons, que eram presentes em livros, no violão, na natureza, corpo, nos copos e talheres e na banda municipal. Percebeu-se que o que mais chamou a atenção dos alunos foi o som da Banda Marcial Municipal.

Objetivos

Proporcionar diferentes possibilidades de exploração do ambiente sonoro que estão presentes em diferentes situações do cotidiano; Explorar as possibilidades diversas do som, ouvindo e percebendo os efeitos sonoros através das sensações, sentimentos e pensamentos; Ampliar a sensibilidade, a concentração, a linguagem oral e corporal, estimulando o convívio social de forma prazerosa.

Comunidade de Aprendizagem

Banda Marcial Municipal

Articulação com o currículo

Demonstrar interesse e atenção ao ouvir histórias e outros textos, diferenciando escritas e ilustrações.Relatar experiências e fatos acontecidos, as histórias ouvidas; Ampliar o contato com diferentes gêneros textuais; Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos; Valorizar a diversidade ao participar de situações de convívio com as diferenças; Explorar formas de deslocamento do espaço, pular, saltar, dançar, combinando movimentos e seguindo orientações; Explorar e descrever semelhanças entre características e propriedade dos objetos _sonoridade, textura, tamanho, peso, posição no espaço; Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles; Fazer o uso de suas possibilidades corporais ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas; Habituar-se a pratica de cuidado com o corpo, desenvolvendo noções de bem estar;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Meu Primeiro Passo

Diretor
Daiani Temís Gonsatto

Turma
Maternal II

Número de alunos
19

Educadores
Cecília T. Olbermann

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
Família e comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Trabalhamos nesse ano de 2018 com o Projeto “A fantástica fabrica de sons”. Agora ao término deste ano, percebo o quanto foi importante para os alunos e para mim, pois como o próprio nome do projeto traz, foi fantástico o aprendizado e as trocas de experiências, o mesmo despertou a sensibilidade para sons que passam despercebidos no nosso dia a dia, deixando as crianças maravilhadas ao ouvi-los e reproduzi-los, percebendo que tudo tem som, a natureza, o corpo, os objetos... e como esses são importantes para a aprendizagem.
Cecilia Teresinha Olbermann | Professor(a)