A Fantástica fábrica dos sons
“ Nossa filha é uma menina muito falante e desde bem pequena adorava ouvir canções, e logo após começar a falar já cantava alguns trechos de canções que aprendia na escola ou em casa. Durante este ano desenvolveu ainda mais esse lado musical, pois vive cantarolando e adora dançaras coreografias de músicas infantis que assiste na televisão. Percebemos que foi muito bem trabalhado em sala a questão dos sons, pois nossa filha tem mais curiosidade em identificar sons como: bater tampas, latinhas... Quando solicitado pela professora para levar alguns materiais para o painel musical, Sofia estava empolgada em procurar. Nos fala sobre o painel musical que tem na sala e até pronuncia algumas notas musicais. Parabéns aos professores por esse projeto!
Mauricéia e João Paulo | responsável
Pergunta Exploratória
Que sons são esses?
Expedição Investigativa
A expedição começou no refeitório da escola, momento em que os alunos perceberam o som que vinha do ventilador que estava localizado na sala ao lado da mesa de refeição. Após esse momento organizou-se um biombo no ambiente externo, para exploração dos diferentes sons, que eram presentes em livros, no violão, na natureza, corpo, nos copos e talheres e na banda municipal. Percebeu-se que o que mais chamou a atenção dos alunos foi o som da Banda Marcial Municipal.
Objetivos
Proporcionar diferentes possibilidades de exploração do ambiente sonoro que estão presentes em diferentes situações do cotidiano; Explorar as possibilidades diversas do som, ouvindo e percebendo os efeitos sonoros através das sensações, sentimentos e pensamentos; Ampliar a sensibilidade, a concentração, a linguagem oral e corporal, estimulando o convívio social de forma prazerosa.
Comunidade de Aprendizagem
Banda Marcial Municipal
Articulação com o currículo
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir histórias e outros textos, diferenciando escritas e ilustrações.Relatar experiências e fatos acontecidos, as histórias ouvidas; Ampliar o contato com diferentes gêneros textuais; Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos; Valorizar a diversidade ao participar de situações de convívio com as diferenças; Explorar formas de deslocamento do espaço, pular, saltar, dançar, combinando movimentos e seguindo orientações; Explorar e descrever semelhanças entre características e propriedade dos objetos _sonoridade, textura, tamanho, peso, posição no espaço; Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles; Fazer o uso de suas possibilidades corporais ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas; Habituar-se a pratica de cuidado com o corpo, desenvolvendo noções de bem estar;