Eu canto, eu danço e eu encanto!
Pergunta Exploratória
Qual o tipo de música/cantiga ou cantos que desperta maior interesse dos alunos no maternal.
Expedição Investigativa
Os alunos, juntamente com os professores deslocaram-se até o CRAS, local em que vivenciaram diferentes atividades. Neste local dançaram, cantaram, assistiram cantigas infantis sobre o tema Páscoa, interagiram com o palhaço nas cantigas de roda e experienciaram o contato com diferentes instrumentos musicais. \nPercebemos que os alunos demonstraram grande interesse pelos instrumentos musicais, como bateria, violão e o teclado. No retorno para a sala de aula cantamos e conversamos sobre o que vimos na visita.
Objetivos
Expressar-se por meio de atividades lúdicas que desenvolvam a oralidade, a interação e o movimento.
Comunidade de Aprendizagem
CRAS; Família.
Articulação com o currículo
Imitar gestos, sonoridades e movimentos de outras crianças e adultos; Ampliar suas possibilidades de movimentos em espaços diferenciados; Movimentar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, embaixo, dentro e fora... Músicas, infantil, cantigas de roda, mímicas, desenho e imagem, dramatização e teatro; Expressão oral, orientação coordenação, histórias infantis, valores e limites; Ampliar sua possibilidade de movimento em espaços que possibilitem exploração diferenciada; Eu/família, casa e escola (interação, socializar, brincar, falar); Demonstrar sentimentos de afeição pelas pessoas com as quais interage. Comunicar a necessidade, desejos e emoções utilizando gestos balbucios, palavras; Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles; Classificar objetos considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.); Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos;