Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Do Pó a Rocha!
Pergunta Exploratória

Como surgiu a ideia de explorar este local e as pedras?

Expedição Investigativa

No dia 26 de março, os alunos juntamente com alguns professores (Andressa, Mirdes , Carla, Elis) deslocaram-se até o município de Ametista do Sul, com o objetivo de conhecer os Garimpos em atividade. Neste local os alunos acompanharam a explicação sobre: a formação do solo, como é feita a extração, o comércio- venda nacional e internacional. Além disso, acompanharam a detonação de um local onde possivelmente poderia ter alguma pedra preciosa. Percebeu-se que a escolha do local para a detonação acontece quando encontram vestígios de um geodo.

Objetivos

Compreender sobre a formação do solo.

Comunidade de Aprendizagem

Secretaria do Turismo de Ametista do Sul.

Articulação com o currículo

Solo- formação, estado e município; Identificar diferentes tipos de solo; Forma e estrutura da Terra; Tipos de rochas; Relatórios escritos; Solo; Camadas da Terra; Conjunto de números racionais; Cores; Arte rupestre; Operações com números naturais; Simbologia mística das pedras; Crenças e rituais da cultura indígena e africana; Sistema métrico decimal; Arte plástica; História dos garimpos; Profissões; Aquífero; Bacias hidrográficas; Água.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande

Diretor
Maryneide Berghetti Gross

Turma
6º ano A e B

Número de alunos
41

Educadores
Aline S. D. Weber; Elis Regina V. Thiel; Elizete Z Seffrin; Carla M. Lammel; Adriane H. Nessler; Tuizi M. Albarello Fuhr; Ildonez Barbosa; Estela Peyrot; Maria T. Becker; Juliano Gandini; Bruna Vendrusculo; Mirdes Steinke; Leandro Vendrusculo.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Derrubadas

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DERRUBADAS

Apoiadores
Família e comunidade escolar.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Que o projeto superou as expectativas, os alunos realizaram as atividades com interesse, participação assídua nas ações.
Aline Weber | Professor(a)