H2O: A Fórmula Mágica
Pergunta Exploratória
Como se deu a necessidade de criar a roda de água?
Expedição Investigativa
No dia 27 de março os alunos acompanhados da direção e professores, deslocaram-se até a propriedade do senhor Nilton Rigo, bem como para os locais que fazem divisa com o município de Derrubadas. O objetivo era visualizar como acontece a divisa com os outros municípios se esta é divisa seca ou divisa por água. Voltando para a escola, já em sala de aula aconteceu rodinha de conversa sobre o passeio. Além disso, cada aluno elaborou o seu relatório no qual descreveu o que caminho percorrido durante a expedição, bem como o que mais lhe chamou a atenção.
Objetivos
Compreender a importância da água para os seres vivos, sensibilizando sobre os benefícios, bem como a necessidade do cuidado diário, Ajudando-os a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que a população vem enfrentando com a poluição e a falta de água.
Comunidade de Aprendizagem
Família e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Leitura compreensiva de mundo e cultura letrada;Conhecimento prévio sobre o assunto água e geração de energia; Artes visuais (maquetes, cores, texturas)Medidas; Sólidos geométricos; Captação de água; Ciclo da água na natureza; Importância da água; Leitura de diversos tipos de texto; Produção textual; Musicalidade; Ortografia; Acentuação; Poluição do AR; Valores: amizade, gratidão, partilha, compreensão, comprometimento, coleguismo e diálogo; Saneamento Água potável e não-potável; Produção textual; Expressão artística; Linguagem verbal e não-verbal; Ciclo da água na natureza; Estados físicos da água;Pesquisa; Desenho, Pintura; Porcentagem; Gravura Colagem; Sistema monetário; Água potável e não-potável,( insipida, incolor e inodora); Importância da água; Contaminação da água ( causas e consequência)Erosão e desgaste; Conservação do solo (reflorestamento, desmatamento); Poluição e contaminação do solo;