Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo guardar nossas economias Achei interessante, porque assim eu aprendo a economizar o meu próprio dinheiro e aprendo a ajudar minha família.
Lucas dos Santos Wollmann | aluno(a)
Ótima iniciativa, assim eles aprendem a guardar dinheiro.
Jussara dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

Como usar corretamente o dinheiro?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa surgiu quando as crianças ganharam um cofrinho de presente da escola, a partir daí a professora pensou em desenvolver algo que estimulasse a criança a juntar suas próprias economias.

Objetivos

-Compreender sobre a economia que envolve nossas ações;
-Aprender a guardar as próprias economias;
-Reconhecer que quando nos conscientizamos podemos poupar;
-Interpretar gráficos;
-Entender o motivo pelo qual devemos sempre solicitar o cupom fiscal das compras.

Comunidade de Aprendizagem

Turma do 4º ano, famílias, professora

Articulação com o currículo

-Explorar sobre a nota fiscal e os gastos mensais familiares, traçando gráficos e reconhecendo o quanto é importante participar do orçamento familiar.
-Realizar pesquisas com as famílias sobre os gastos mensais: luz, água, telefone, alimentação, remédios\.
-Ação coletiva de Guardar moedas num cofre por dois meses e estabelecer metas de como gastará o dinheiro economizado.
-Brincar de mercadinho na sala de aula.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rainha dos Apóstolos

Diretor
VIVIANE MACIEL BERNARDINI

Turma
4º ano

Número de alunos
13

Educadores
Professora Eliane Marsoé Tavares

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lagoa Bonita do Sul

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
Escola Municipal de Ensino Fundamental Rainha dos Apóstolos e Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
ELISABETH GARCIA COSTA
Neste projeto pude perceber o entendimento de meu aluno sobre nota fiscal e a motivação deles em economizar para no final do período poder chegar a seus objetivos.Com isso, a criança pode perceber que suas famílias possuem gastos mensais e até entender e comparar os gastos familiares.
Eliane Marsoé Tavares | Professor(a)