Classificação: Educação colaborativa
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO COM OS NÚMEROS “Através das atividades desenvolvidas, aprendi a trabalhar em grupo com os meus colegas e quando montamos a tabuada com tampinhas de garrafa pet, ficou muito mais fácil aprendê-la.”
Vitória Sofia dos Santos Silva. | aluno(a)
Pergunta Exploratória

VOCÊ PODE PENSAR EM UM MUNDO SEM NÚMEROS?

Expedição Investigativa

Realizamos a Expedição Investigativa no Supermercado Polo Centro, onde o objetivo foi despertar nos alunos o interesse em pesquisar valores, produtos, quantidades e perceber a importância dos números no nosso dia a dia. O gerente do Supermercado nos concedeu uma entrevista, dando todas as informações para os alunos. Contamos também com a participação dos professores Elmar e Tânio, registrando o momento com fotos e nos auxiliando no cuidado com as crianças.

Objetivos

• Despertar nos alunos o prazer pela aprendizagem da Matemática, criando meios e rotinas diferentes em sala de aula.
• Conhecer jogos que proporcionam uma aprendizagem interessante e divertida.

Comunidade de Aprendizagem

Participaram no desenvolvimento do nosso projeto os alunos, professores, funcionários do Supermercado Polo Centro e Coordenação Pedagógica. Os alunos participaram ativamente no desenvolvimento das atividades e na construção dos jogos. Os professores Elmar e Tânio registraram o momento com fotos e auxiliaram no cuidado com as crianças. O gerente Sr. Marcos Aurélio Angelim, nos concedeu uma entrevista, informando quantos funcionários trabalham neste supermercado, quantos itens tem aproximadamente, quantos anos tem o supermercado, como são calculados os valores dos produtos, se o consumo de produtos é muito grande e as diferenças de um produto para o outro. A nossa Coordenadora Pedagógica Ana Rose nos auxiliou na construção da tabuada com tampinhas de garrafa pet.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, de imagens, relatos orais, bingo, ditado, produção textual;\nMatemática: Multiplicação e divisão com números naturais, multiplicação e medidas (tempo), propriedades da multiplicação, múltiplos / MMC, divisão de números naturais, divisão e multiplicação: operações inversas; gráficos, desafios, bingo, dominó da multiplicação e fração;\nCiências: Analisando as embalagens dos alimentos, pirâmide dos alimentos, nosso estilo de vida e nossa saúde;\nHistória: As diferenças culturais enriquecem, as desigualdades sociais atrapalham, direitos do consumidor, igualdade de direitos;\nGeografia: As divisões do espaço brasileiro, Brasil: divisão regional, Extensão territorial brasileira;\nArtes: Confecção do dominó da tabuada, tabuada com tampinhas, geoplano.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a Expedição Investigação os alunos voltaram à sala de aula para socialização do que viram e ouviram durante o percurso. Decidiram também como seria o desenvolvimento do projeto, destacando as regras e as metas a serem seguidas. Todos estavam ansiosos para a escolha do nome do projeto. A escolha foi feita através de votação, colocando as sugestões em placas e o nome escolhido foi “BRINCANDO COM OS NÚMEROS”. Também registraram através de cartazes o que aprenderam e o que ainda querem saber, expondo os mesmos na sala.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL "BRÁS MAIMONI"

Diretor
DIRCE CARRIS.

Turma
5º ANO "U"

Número de alunos
25

Educadores
LUCIANE AGRIPINA DE BARROS.

Estado
Mato Grosso

Município
Diamantino

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE DIAMANTINO

Apoiadores
FAMÍLIA, PROFESSORES E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Assessoria Pedagógica
LENES FERREIRA DA SILVA.
“O projeto me auxiliou muito na reflexão sobre como trabalhar as disciplinas do 5º ano envolvendo os números, levando-me a repensar, recriar e construir novas metodologias, fortalecendo e estimulando os alunos no processo do ensino aprendizagem de forma colaborativa.”
Luciane Agripina de Barros. | Professor(a)