BRINCANDO COM OS NÚMEROS
“ “Através das atividades desenvolvidas, aprendi a trabalhar em grupo com os meus colegas e quando montamos a tabuada com tampinhas de garrafa pet, ficou muito mais fácil aprendê-la.”
Vitória Sofia dos Santos Silva. | aluno(a)
Pergunta Exploratória
VOCÊ PODE PENSAR EM UM MUNDO SEM NÚMEROS?
Expedição Investigativa
Realizamos a Expedição Investigativa no Supermercado Polo Centro, onde o objetivo foi despertar nos alunos o interesse em pesquisar valores, produtos, quantidades e perceber a importância dos números no nosso dia a dia. O gerente do Supermercado nos concedeu uma entrevista, dando todas as informações para os alunos. Contamos também com a participação dos professores Elmar e Tânio, registrando o momento com fotos e nos auxiliando no cuidado com as crianças.
Objetivos
• Despertar nos alunos o prazer pela aprendizagem da Matemática, criando meios e rotinas diferentes em sala de aula.
• Conhecer jogos que proporcionam uma aprendizagem interessante e divertida.
Comunidade de Aprendizagem
Participaram no desenvolvimento do nosso projeto os alunos, professores, funcionários do Supermercado Polo Centro e Coordenação Pedagógica. Os alunos participaram ativamente no desenvolvimento das atividades e na construção dos jogos. Os professores Elmar e Tânio registraram o momento com fotos e auxiliaram no cuidado com as crianças. O gerente Sr. Marcos Aurélio Angelim, nos concedeu uma entrevista, informando quantos funcionários trabalham neste supermercado, quantos itens tem aproximadamente, quantos anos tem o supermercado, como são calculados os valores dos produtos, se o consumo de produtos é muito grande e as diferenças de um produto para o outro. A nossa Coordenadora Pedagógica Ana Rose nos auxiliou na construção da tabuada com tampinhas de garrafa pet.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, de imagens, relatos orais, bingo, ditado, produção textual;\nMatemática: Multiplicação e divisão com números naturais, multiplicação e medidas (tempo), propriedades da multiplicação, múltiplos / MMC, divisão de números naturais, divisão e multiplicação: operações inversas; gráficos, desafios, bingo, dominó da multiplicação e fração;\nCiências: Analisando as embalagens dos alimentos, pirâmide dos alimentos, nosso estilo de vida e nossa saúde;\nHistória: As diferenças culturais enriquecem, as desigualdades sociais atrapalham, direitos do consumidor, igualdade de direitos;\nGeografia: As divisões do espaço brasileiro, Brasil: divisão regional, Extensão territorial brasileira;\nArtes: Confecção do dominó da tabuada, tabuada com tampinhas, geoplano.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigação os alunos voltaram à sala de aula para socialização do que viram e ouviram durante o percurso. Decidiram também como seria o desenvolvimento do projeto, destacando as regras e as metas a serem seguidas. Todos estavam ansiosos para a escolha do nome do projeto. A escolha foi feita através de votação, colocando as sugestões em placas e o nome escolhido foi “BRINCANDO COM OS NÚMEROS”. Também registraram através de cartazes o que aprenderam e o que ainda querem saber, expondo os mesmos na sala.