Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cultura indígena na nossa região "Quando eu e minha turma fomos para a Aldeia Indígena em Ronda Alta, todos acharam tudo muito legal. Na minha opinião valeu super a pena irmos lá, porque aprendemos a cultura deles, o que comem, as danças. Visitamos também a escola deles. Eu amei este projeto, com ele aprendi várias coisas sobre a comunidade indígena. Espero que venham mais projetos que nem esse".
"Achei bem interessante tudo aquilo que trabalhamos, com certeza vai fazer a diferença em todo o meu aprendizado. Achei muito interessante e bonito os artesanatos feitos na Aldeia Indígena de Ronda Alta, quando fomos visitar. Eles falaram muita coisa que eu não sabia, sobre a vida deles, como é o casamento, comidas".
Laís Danieli Eckstein, Crisana Kuhn Gehring | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que nós sabemos sobre os índios?

Expedição Investigativa

Em sala de aula, com a análise de alguns textos.

Objetivos

Conhecer a cultura indígena, a fim de sensibilizar e respeitar as diferenças.

Comunidade de Aprendizagem

Centro Cultural Kaingáng de Ronda Alta

Articulação com o currículo

Contextualização do índio no RS, localização no mapa;
Pesquisa no LABINF: Vocabulário de origem, como vivem/viveram, legislação – FUNAI;
Casamento indígena, rituais, religião indígena, número de filhos, dia-a-dia na sala de aula;
Arte: O que representam as pinturas? Contribuições de J.B. Debret;
Ensino Religioso: Uso de medicamentos e plantas medicinais;
Construção de um relatório sobre a visita;
Roda de conversa e troca de informações a partir da visita a aldeia indígena.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim da Silva Xavier

Turma
6º e 7º anos

Número de alunos
35

Educadores
Rosecler Port

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lagoa dos Três Cantos

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAGOA DOS TRES CANTOS

Apoiadores
Norma Marchioro, Dorotea E. Dresler, Fabieli

Assessoria Pedagógica
Greta Consultoria
Considerando questões como preconceito, desigualdade e injustiças sociais, percebemos a importância de desenvolver continuamente leituras e reflexões críticas relacionadas ao processo de formação da sociedade brasileira, de forma especial, fazer este trabalho junto à comunidade escolar. Neste projeto, nas atividades em sala de aula, como a visita ao Centro Cultural Kaingáng em Ronda Alta, pensando em promover a conscientização em relação à riqueza da diversidade cultural, neste caso, indígena, tentamos sensibilizar os envolvidos neste projeto para perceberem os saberes e fazeres que no decorrer dos séculos enriqueceram a história e a cor da identidade do provo brasileiro e que continuam presentes, mas que por vezes são grupos ou pessoas 'invisíveis' em função de leitura e visão de mundo que privilegia os aspectos materiais, com desprezo aos valores culturais/imateriais.
Dorotéa, Norma, Fabiele, Rosecler | Professor(a)