A COR DA PELE- COM SUAS DIFERENÇAS.
Pergunta Exploratória
Qual é a cor da cor da pele?
Expedição Investigativa
Assistiram um vídeo- Somos diferentes e na roda de conversa dialogamos, observando a realidade de cada um. Os alunos ilustraram o que viram e no final da atividade, todos registram, através de desenhos e escrita todas as deficiências com suas diferenças. \nAo desenhar as pessoas com suas diferenças os alunos foram observando com muito carinho cada trabalho apresentados. os alunos observaram cada deficiência e ilustraram o que viram, colaram desenhos, e fizeram as seguintes observações: uns são alto outro baixo, negro, branco, cadeirante, deficiente visual etc. cada um do seu jeito, mas relataram que a importância não é suas características e sim o amor e o respeito uns com os outros.
Objetivos
Conhecer e valorizar os negros, respeitar o outro, desenvolvendo atitudes positivas e saber lidar com as diferenças.\nValorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito a literatura, arte , culinária, religião, música e dança.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais e comunidade local. \nA equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Leituras e interpretação de texto/ produção de palavras, frases e pequenos textos.\nMatemática: Adição, subtração e multiplicação, sistemas de medidas, problemas, horas, cores, dias da semana, meses do ano.\nCiências: doenças, alimentação, vestuário,\nArtes: Desenhos, pintura, colagem, confecção de casinha para contar história\nHistória e geografia: O negro no tempo da escravidão/A contribuição dos negros na sociedade brasileira/Localização espaços geográficos no mapa – mundi. (1888) Assinada a lei Áurea fim da escravidão no Brasil.\nEnsino religioso: A história da vida, preconceito, violência, valores.\nInterdisciplinaridade: Respeito as diferenças
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em relação ao projeto, todas as decisões foram tomadas em conjunto com os alunos, professora, no laboratório, sala de recurso e nas dependências da escola.