Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A COR DA PELE- COM SUAS DIFERENÇAS.
Pergunta Exploratória

Qual é a cor da cor da pele?

Expedição Investigativa

Assistiram um vídeo- Somos diferentes e na roda de conversa dialogamos, observando a realidade de cada um. Os alunos ilustraram o que viram e no final da atividade, todos registram, através de desenhos e escrita todas as deficiências com suas diferenças. \nAo desenhar as pessoas com suas diferenças os alunos foram observando com muito carinho cada trabalho apresentados. os alunos observaram cada deficiência e ilustraram o que viram, colaram desenhos, e fizeram as seguintes observações: uns são alto outro baixo, negro, branco, cadeirante, deficiente visual etc. cada um do seu jeito, mas relataram que a importância não é suas características e sim o amor e o respeito uns com os outros.

Objetivos

Conhecer e valorizar os negros, respeitar o outro, desenvolvendo atitudes positivas e saber lidar com as diferenças.\nValorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito a literatura, arte , culinária, religião, música e dança.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e comunidade local. \nA equipe gestora - A escola, SEMEC e SICREDI

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Leituras e interpretação de texto/ produção de palavras, frases e pequenos textos.\nMatemática: Adição, subtração e multiplicação, sistemas de medidas, problemas, horas, cores, dias da semana, meses do ano.\nCiências: doenças, alimentação, vestuário,\nArtes: Desenhos, pintura, colagem, confecção de casinha para contar história\nHistória e geografia: O negro no tempo da escravidão/A contribuição dos negros na sociedade brasileira/Localização espaços geográficos no mapa – mundi. (1888) Assinada a lei Áurea fim da escravidão no Brasil.\nEnsino religioso: A história da vida, preconceito, violência, valores.\nInterdisciplinaridade: Respeito as diferenças

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em relação ao projeto, todas as decisões foram tomadas em conjunto com os alunos, professora, no laboratório, sala de recurso e nas dependências da escola.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL CIRILA FRANCISCA DA SILVA

Diretor
Florisvaldo Gonçalves da Cruz

Turma
Sala de Recurso

Número de alunos
14

Educadores
Maria Sinforosa Martin da Silva, Marlene Amaral de Matos Dan e Equipe gestora da escola

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

Apoiadores
SICREDI, Semec e Escola

Assessoria Pedagógica
Dayane Freitas de Lourdes
Envolvimento com a comunidade de aprendizagem foi\npesquisando junto com a família, gravuras, costumes, receitas, músicas, valorizando a cultura afro descendente.
Elânia Aparecida da Maia Oliveira | Professor(a)