Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

LITERATURA DE CORDEL O passeio foi legal. Conhecemos a Igreja e um pouco da cidade de Passo Fundo. À noite o festival foi interessante, legal, nós conhecemos as danças de cada país e isso foi muito bom para observarmos novas culturas.
Joyci Heloisa Rigo | aluno(a)
Eu acho muito importante nossos filhos fazerem viagens como esta. Com isso eles aprendem e conhecem mais sobre as culturas de outras regiões e países. Fiquei emocionada com os relatos sobre as danças, os desfiles de rua e até mesmo sobre a cidade, pois na minha época, nós não tínhamos oportunidades de sair e conhecer outros lugares. Momentos como estes são imprescindíveis para incentivar nossos filhos a se dedicarem ainda mais aos estudos.
Lorita Brutscher | responsável
Pergunta Exploratória

O que você conhece sobre a literatura de cordel?

Expedição Investigativa

Assistir o filme “Lampião e Maria Bonita”, vídeos animados sobre cordel, slides sobre cordéis e poesia de cordel. Detalhes da expedição Investigativa: Os alunos observaram a história lendária de Lampião, sendo esse o primeiro contato com a cultura nordestina. Partindo disso, introduzir a literatura de cordel que é o objetivo do nosso projeto. Conselho de grupo: roda de diálogo para escolha do projeto.

Objetivos

Explorar o mundo encantado do Cordel nordestino, proporcionando aos alunos momentos de reflexão sobre tipologia literária, que é tão rica de cultura e de conhecimento do povo nordestino.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, direção, famílias.

Articulação com o currículo

Artes e Língua Portuguesa: O que é Xilogravura, como é feita e para que serve?\nArtes e Educação Física: Dança folclórica o que é? O que sabemos sobre o folclore nordestino?\nArtes, Educação Física, Inglês, Geografia: Como podemos aprender mais sobre danças folclóricas?


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur

Turma
9º Ano

Número de alunos
15

Educadores
Gesebel M.Correia Ongaratto, Maria Odete Ruschel e Janete Marcon

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Famílias

Trabalhar o Cordel foi algo realmente interessante, pois a turma também nunca antes tinha trabalhado esse assunto tão intensamente; já tinham ouvido falar, mas não pesquisado tão profundamente suas origens, características, até a própria criação de um Cordel em sala de aula, onde depois de toda pesquisa realizada, eles puderam escrever sobre a nossa realidade, a realidade de quem mora no interior, nossas festas e costumes. Foi realmente muito lindo e muito rico como profissional, conseguir em tão pouco tempo passar algo novo e que realmente eles demonstraram interesse em conhecer, participar e produzir.