Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

POVOS INDÍGENAS: CULTURA, ARTE E GRUPOS ÉTNICOS Fiquei muito curiosa em saber mais sobre os indígenas que ainda vivem perto da nossa cidade. Gostei de ir até a aldeia e ver como eles vivem e o que fazem para sobreviver.
Lus Marina Ruschel | aluno(a)
Pude perceber na minha filha como é importante oportunizar as crianças da escola a conhecer e aprender outras coisas. Ir além da sala de aula trás um conhecimento inesquecível.
José Dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

O que você conhece da cultura indígena?

Expedição Investigativa

Levar os alunos para um passeio em uma aldeia indígena em Iraí – RS, onde observarão a cultura e costumes dos povos indígenas.

Objetivos

Conhecer a cultura indígena, sua arte, a formação do povo catarinense e o processo de colonização do estado de Santa Catarina, contribuindo para o entendimento de nosso estudo sobre a história.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, famílias, direção.

Articulação com o currículo

Português, Informática, História: Como é constituída a linguagem indígena?\nArtes, Matemática: Como são feitos os artesanatos? O artesanato indígena difere do não indígena?\nCiências: Como é a alimentação?\nHistória e Geografia: A colonização catarinense e os traços de seus primeiros habitantes. Convivência.\nArtes: Como são as danças?\nHistória: Como são as moradias? Vestimentas: todos vestem-se da mesma forma?


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur

Turma
4º Ano

Número de alunos
13

Educadores
Maria Marilene Rauber\nMaria Odete Ruschel\nRoberto Gabriel Ruver\nJanete Marcon

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Comunidade em geral

Despertar a curiosidade no aluno em relação a cultura indígena no começo foi um tanto difícil porque lidamos com pré-conceitos já inseridos na criança muita vezes pela família. Porém, fiquei surpresa com o respeito e a vontade de conhecer essa cultura. Pude observar, através das produções artísticas como o trabalho interdisciplinar foi importante, e a construção de novos valores foi um dos grandes objetivos do projeto.