FUTEBOL, UMA PAIXÃO INTERNACIONAL
                                                                	“ O projeto nos possibilitou além do conhecimento de times e curiosidades mundiais, tivemos a oportunidade de conhecer o estádio da Chapecoense, bem como, algumas informações a respeito do time. As atividades realizadas foram de muito conhecimento.                                    
                                     Jaine Etges | aluno(a) 
                                                                	“ O projeto foi de grande importância para o processo ensino/aprendizagem dos alunos, pois o mesmo proporcionou um amplo conhecimento no que diz respeito a cultura, localização e algumas curiosidades dos países que participaram da copa. Além de enfatizar a importância do futebol como esporte, profissão, cultura e lazer. E dando destaque não somente para o futebol nacional, como também para o regional e local.                                    
                                     Dirlei Bieger | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Quando, onde e quanto tempo ocorrem os treinos?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Visita à Arena Condá- Chapecó-SC.\n- Roda de conversa sobre principal interesse de projeto para o ano;\n- Definição do tema;\n- Definição da visita/local;\n- Apresentação e registro dos enfoques empíricos e científicos preferidos (o que eu gostaria desaber acerca do tema);\n- Levantamento, junto com a turma, e posterior registro, no quadro, das perguntas  a serem feitas no momento da visita à Arena Condá;\n- Retorno da expedição com questionamentos informais acerca da visita. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Reconhecer que a copa é um momento de competição, mas principalmente um encontro de culturas e riquezas culturais, históricas e sociais, onde o espírito competitivo não se sobreponha ao da solidariedade, respeito e ética. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, professores, famílias e direção. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Geografia: localização.\nCiências: Ossos e Músculos.\nPortuguês: Produção de texto.\nInglês: conversação.