UM LUGAR PARA ESTUDAR E SE ALEGRAR!
                                                                	“ Gostei das atividades e dos brinquedos de pneus .                                    
                                     José Amaral | aluno(a) 
                                                                	“ É gratificante tranquilizador quando percebemos na escola uma extensão do que praticamos em casa. Além de crianças com empatia precisamos formar sucessores visionários, empreendedores ativos. Precisamos deixar de lado o assistencialismo as crianças precisam compreender a escola como um espaço delas também, onde podem criar, transformar e evoluir."                                    
                                     Alique kamila Esganzela | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
“O que poderíamos melhorar em nossa escola”?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 Durante o passeio vimos a placa como nome da “Rua Presidente Castelo Branco”, também o nome da escada de acesso a rua da escola “ OllinoLucciete”, conversamos com o avô da aluna Ana Clara “Seu Oto” que nos contou que a escola foi feita depois que a creche. Visitamos a casa do aluno José, que é o aluno que mora mais perto da escolae descobrimos que a aluna mais distante é Ana Clara que mora na “linha São José”. Na casa do José conhecemosas galinhas, os passarinhos, a horta e os pés de frutas. Ao chegarmos na escola, paramos no pátio para responder a pergunta investigativa, os alunos sugeriram que na nossa escola precisa de mais brinquedos no pátio como: casinha, pula – pula de pneus, amarelinha, livros, canto da matemática e  jogos. A aluna Beatriz comentou que o amigo de seu avô o senhor “Carlos Mazieiro” faz pula-pula e banco de pneus. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 •	Desenvolver habilidades de leitura; •	Aprimorar os conhecimentos sobre a história da escola; •Através da realização de uma entrevista conhecer as principais mudanças ocorridas na escola com o passar dos anos; •	Construir maquetes e representações com materiais alternativos;  •	Produzir pequenos textos; •Construir um organograma coletivo da escola; •	Ler e interpretar poemas e literaturas; •Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; •Conhecer outras escolas;•	Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Visita a casa do colega que mora mais perto da escola e do colega que mora mais longe; Visita a uma escola do meio rural; Visita a uma escola de outra cidade; Entrevista com um morador da rua da escola; 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 História da Escola Municipal Professor GuerinoRiquetti Endereço: Nome da rua, bairro, número da escola, história do nome da escola. Espaço e suas características; Meio rural e meio urbano; Noções de grandezas e medidas. Oralidade; Resgate de brinquedos e brincadeiras; Organização do espaço escola; Meios de transportes; Paisagens; Construção de mapas;