Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

UM LUGAR PARA ESTUDAR E SE ALEGRAR! Gostei das atividades e dos brinquedos de pneus .
José Amaral | aluno(a)
É gratificante tranquilizador quando percebemos na escola uma extensão do que praticamos em casa. Além de crianças com empatia precisamos formar sucessores visionários, empreendedores ativos. Precisamos deixar de lado o assistencialismo as crianças precisam compreender a escola como um espaço delas também, onde podem criar, transformar e evoluir."
Alique kamila Esganzela | responsável
Pergunta Exploratória

“O que poderíamos melhorar em nossa escola”?

Expedição Investigativa

Durante o passeio vimos a placa como nome da “Rua Presidente Castelo Branco”, também o nome da escada de acesso a rua da escola “ OllinoLucciete”, conversamos com o avô da aluna Ana Clara “Seu Oto” que nos contou que a escola foi feita depois que a creche. Visitamos a casa do aluno José, que é o aluno que mora mais perto da escolae descobrimos que a aluna mais distante é Ana Clara que mora na “linha São José”. Na casa do José conhecemosas galinhas, os passarinhos, a horta e os pés de frutas. Ao chegarmos na escola, paramos no pátio para responder a pergunta investigativa, os alunos sugeriram que na nossa escola precisa de mais brinquedos no pátio como: casinha, pula – pula de pneus, amarelinha, livros, canto da matemática e jogos. A aluna Beatriz comentou que o amigo de seu avô o senhor “Carlos Mazieiro” faz pula-pula e banco de pneus.

Objetivos

• Desenvolver habilidades de leitura; • Aprimorar os conhecimentos sobre a história da escola; •Através da realização de uma entrevista conhecer as principais mudanças ocorridas na escola com o passar dos anos; • Construir maquetes e representações com materiais alternativos; • Produzir pequenos textos; •Construir um organograma coletivo da escola; • Ler e interpretar poemas e literaturas; •Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; •Conhecer outras escolas;• Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo;

Comunidade de Aprendizagem

Visita a casa do colega que mora mais perto da escola e do colega que mora mais longe; Visita a uma escola do meio rural; Visita a uma escola de outra cidade; Entrevista com um morador da rua da escola;

Articulação com o currículo

História da Escola Municipal Professor GuerinoRiquetti Endereço: Nome da rua, bairro, número da escola, história do nome da escola. Espaço e suas características; Meio rural e meio urbano; Noções de grandezas e medidas. Oralidade; Resgate de brinquedos e brincadeiras; Organização do espaço escola; Meios de transportes; Paisagens; Construção de mapas;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professor Guerino Riquetti

Diretor
Elisiane Almeida

Turma
2º ano

Número de alunos
25

Educadores
Francieli Marcondes/Fernanda Serena

Estado
Santa Catarina

Município
Ouro

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE OURO

Apoiadores
Sicredi

Assessoria Pedagógica
Adriana Sernajoto
com o programa união faz a vida neste ano os alunos puderam vivenciar os conhecimentos através de diversos passeios interagindo com a realidade escolar e modificando sua escola para se tornar um lugar mais agradavel.