Classificação: Leitura, escrita e interpretação
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprender, descobrir, criar e socializar com os gêneros textuais! "O projeto foi muito legal porque tivemos muitas aprendizagens. A gente foi na biblioteca pública e também no Museu da URI. Escrevemos vários gêneros textuais nos diários de bordo, construímos os meios de comunicação, montamos cartazes e fizemos pizzas. Com o trabalho do livro Felpo Filva, aprendi a respeitar e ser respeitado. É muito legal aprender coisas novas".
Marlon Souza dos Santos | aluno(a)
"Esse projeto foi importante, pois através dele os pequenos ampliaram o conhecimento e mantiveram o convívio com pessoas e novos assuntos. Também despertou a curiosidade porque a leitura é de grande importância na aprendizagem de nossos futuros leitores."
Gilvania de Lima da Rosa | responsável
Pergunta Exploratória

O que são Gêneros textuais e o que podemos aprender?

Expedição Investigativa

Biblioteca Pública Municipal

Objetivos

Propiciar um estudo sobre os diferentes Gêneros Textuais existentes, tendo como referência no todo do projeto, o livro “Felpo Filva” da autora Eva Furnari.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar (alunos, professores, equipe diretiva, famílias).

Articulação com o currículo

Escrita de autobiografia, explorações de dicionários, músicas, enciclopédias, histórias em quadrinhos, tirinhas, jornais, cartas, cartão postal, bulas de remédio, mapas, gráficos, receitas culinárias, etc.
Elaboração de convites, construção de fábula, visita no Museu das Comunicações e escrita em diários de bordo.


Ficha Técnica
Escola
EMTO Criança Feliz

Diretor
Claudia Regina Schmidt Bravo

Turma
4°/5° ano

Número de alunos
25

Educadores
Simone Bianchini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santiago

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SANTIAGO - CENTRO

Apoiadores
Rodrigo Neres

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
"O presente projeto iniciou no mês de junho, partindo do interesse dos alunos sobre a leitura e escrita. Assim foi adotado o livro Felpo Filva, de Eva Furnari, que traz no seu conteúdo os gêneros textuais trabalhados de forma lúdica e envolvente. Os alunos se envolveram durante o projeto, onde foi surgindo muitas ideias, interesses, descobertas. As leituras tornaram-se prazerosas, pois foi contada aos capítulos, e sendo trabalhado o gênero textual que ele apresentava. O envolvimento dos alunos foi bem significativo, tanto nas atividades, quanto no que era solicitado de materiais trazidos de casa para realizarmos as atividades, tais como: receitas culinárias, bula de remédios, manual e instrução, materiais alternativos, entre outros. No decorrer do projeto pude perceber o crescimento dos alunos em relação às suas aprendizagens."
Simone Bianchini | Professor(a)