SOU PEQUENO: SOU CIDADÃO
“ Aprendemos muitas coisas, a ter respeito, bondade, a ser do bem, etc. Os passeios que fizemos foram muito legais, eu amei todos, eles me ajudaram no aprendizado, pois observamos muitas coisas, foi ótimo.
Rafaela Endres | aluno(a)
“ O PUFV proporciona ao aluno da escola para que se conscientize da necessidade de respeito dos direitos e deveres de cada um, proporciona a eles as atividades na escola e oferece passeios para obter mais conhecimentos. E isso favorece o aprendizado aos alunos para serem mais participativos e responsáveis no convívio social.
Solange Ulsenheimer | responsável
Pergunta Exploratória
O que vimos e ouvimos no espaço observado?
Expedição Investigativa
- Passeio com paradas em pontos estratégicos da cidade, como rótulas e cruzamentos, para observar o trânsito de veículos e pedestres.\n- Roda de conversa com a turma para colheita de dados.\n- Produção escrita e artística sobre o que mais lhes chamou a atenção na expedição e sobre o que observaram.
Objetivos
Ler, conhecer e discutir o que é cidadania, o que são deveres e direitos e quais atitudes e/ou ações que cabe a cada aluno e cidadão, e que são imprescindíveis para tornar a vida de cada um melhor e, como consequência, uma sociedade mais igualitária, mais humana e participativa.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção, pais, Pelotão da Polícia Militar de São Carlos, Policial Ana Paula Rauber Giongo.
Articulação com o currículo
1. O que são regras e para que servem?\n2. O que é Cidadania e por que não há o exercício pleno da cidadania?\n3. Para que servem as regras no trânsito?\n4. Qual a importância da faixa de pedestres e como devemos agir frente a ela?\n5. Para quê serve um semáforo e como funciona?\n6. O que os meios de comunicação nos ensinam sobre regras de trânsito?