SOU PEQUENO: SOU CIDADÃO
                                                                	“ Aprendemos muitas coisas, a ter respeito, bondade, a ser do bem, etc. Os  passeios que fizemos foram muito legais, eu amei todos, eles me ajudaram no aprendizado, pois observamos muitas coisas, foi ótimo.                                    
                                     Rafaela Endres | aluno(a) 
                                                                	“ O PUFV proporciona ao aluno da escola para que se conscientize da necessidade de respeito dos direitos e deveres de cada um, proporciona a eles as atividades na escola e oferece passeios para obter mais conhecimentos. E isso favorece o aprendizado aos alunos  para serem mais participativos e responsáveis no convívio social.                                    
                                     Solange Ulsenheimer | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que vimos e ouvimos no espaço observado?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 - Passeio com paradas em pontos estratégicos da cidade, como rótulas e cruzamentos, para observar o trânsito de veículos e pedestres.\n- Roda de conversa com a turma para colheita de dados.\n- Produção escrita e artística sobre o que mais lhes chamou a atenção na expedição e sobre o que observaram. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Ler, conhecer e discutir o que é cidadania, o que são deveres e direitos e quais atitudes e/ou ações que cabe a cada aluno e cidadão, e que são imprescindíveis para tornar a vida de cada um melhor e, como consequência, uma sociedade mais igualitária, mais humana e participativa. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Alunos, professores, direção, pais, Pelotão da Polícia Militar de São Carlos, Policial Ana Paula Rauber Giongo. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 1.	O que são regras e para que servem?\n2.	O que é Cidadania e por que não há o exercício pleno da cidadania?\n3.	Para que servem as regras no trânsito?\n4.	Qual a importância da faixa de pedestres e como devemos agir frente a ela?\n5.	Para quê serve um semáforo e como funciona?\n6.	O que os meios de comunicação nos ensinam sobre regras de trânsito?